Encceja 2018: entenda o que é o exame e saiba como participar

 

Jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino já podem se inscrever no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional). O sistema foi aberto às 10h desta segunda-feira (16) e estará disponível até o próximo dia 27. As inscrições são gratuitas.  

Além de ter interrompido os estudos, os candidatos que buscam certificação do ensino fundamental precisam ter 15 anos completos na data de realização da prova, que neste ano está marcada para 5 de agosto. Para quem quer o certificado de ensino médio é preciso ter, no mínimo, 18 anos. Brasileiros que moram no exterior e pessoas privadas de liberdade também podem participar.

As provas aplicadas para o ensino fundamental trazem questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; Matemática; História e Geografia e Ciências Naturais. Para o ensino médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 

Com o resultado do exame, os participantes podem receber a certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio, para aquele que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação, e a declaração parcial de proficiência, para o que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas. 

Fonte: Governo do Brasil, com informações do MEC e da Agência Brasil



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: