EleicõesNotícias

Bahia é o segundo estado em número de downloads do e-Título

A Bahia segue sendo o segundo estado brasileiro com a maior quantidade de download do app e-Título, ferramenta desenvolvida pela Justiça Eleitoral. Até a terça-feira (3/4), mais de 971.539 downloads já haviam sido registrados nas lojas virtuais. Na Bahia, 77.170 eleitores baixaram o aplicativo. Desses, 69.008 estão biometrizados, com apenas 8.162 cidadãos que ainda não realizaram a coleta das digitais. O estado perde apenas para São Paulo, com 241.015 downloads.

O aplicativo permite que os eleitores acessem uma via digital do título eleitoral por meio do seu smartphone ou tablet. No aspecto sustentável, o e-Título surge como alternativa à emissão de títulos eleitorais em papel e trará economia perceptível na redução dos custos da Justiça Eleitoral com a emissão de segundas vias dos títulos extraviados, suprimentos de impressora, entre outros. Para o eleitor, o benefício virá na facilidade de ter os seus dados eleitorais sempre seguros e disponíveis, diminuindo os riscos de extravios e danos ao título de eleitor.

Como funciona

Para acessar o documento digital, o eleitor deverá baixar o aplicativo e-Título por meio do Google Play ou App Store. No aplicativo, o cidadão deverá inserir número do título eleitoral, nome completo, filiação e data de nascimento. Com os dados, o e-Título será validado e liberado. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor, que poderá acessá-lo mesmo off-line.

A versão digital do título trará novidades em relação à via impressa. O documento terá agora a foto do eleitor para identificá-lo na hora da votação. Contudo, essa possibilidade vale apenas para aqueles eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico, momento em que é capturada uma foto do cidadão junto com suas impressões digitais. No entanto, não há nada que impeça que os eleitores que ainda não fizeram o recadastramento biométrico baixem o aplicativo para usar no dia da eleição, porém terão de apresentar documento de identificação com foto.

TRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *