NotíciasSalvador

Workshop debate ações preventivas para o Centro Histórico nesta terça (06)

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realiza, na próxima terça-feira (06), às 14h, um workshop para iniciar a construção do Plano de Prevenção e Contingência do Centro Histórico. O evento, que acontecerá no Teatro Gregório de Mattos, terá palestra com o tema “Plano de Contingência e Estudo de Caso” e o painel “Pelourinho – Nossa Responsabilidade”. O objetivo do plano é ampliar a segurança da região e envolver a comunidade na prevenção de incêndios e desabamentos. Profissionais da imprensa que quiserem acompanhar a oficina poderão fazer o credenciamento no local, às 13h30.
O painel terá como debatedores o especialista em planejamento urbano, Waldeck Ornelas, a presidente da Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Bruno Tavares, e o chefe de gabinete do prefeito ACM Neto, João Roma, que atuará como painelista mediador. A palestra será proferida pelo superintendente de SSMA do Cofic, Aurinézio Calheira Barbosa.
Pretende-se, com o plano, evitar situações como a ocorrida no dia 11 de novembro passado, quando um incêndio atingiu o casarão onde funcionava a Saladearte Cine XIV, no Pelourinho. O combate ao fogo foi dificultado pela carência de água e a dificuldade da corporação localizar um hidrante próximo. “O Centro Histórico de Salvador é um patrimônio da humanidade e situações como esta não podem se repetir”, disse o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.
Organizadora do workshop, a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos da Codesal, Gabriela Morais, informa que “além do mapeamento e da avaliação técnica dos hidrantes, o plano se traduzirá na capacitação dos comerciantes da área para que possam integrar brigadas emergenciais de combate a incêndios na região, além da formação de Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), com foco em incêndios e desabamentos”.

SECOM 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *