MunicípiosNotícias

Pescadores do sul da Bahia recebem equipamentos e assistência técnica

A Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), realizará, entre os dias 12 e 15 de março, uma grande ação de fortalecimento da pesca e aquicultura no sul da Bahia. Os pescadores de Santa Cruz Cabrália e Belmonte receberão 25 bolsões para a criação de filhotes de peixes, 60 travesseiros (onde são colocadas as sementes de ostras), rolos de corda e caixas plásticas para ostreicultura.

Além disso, pescadores e piscicultores de Itapebi, Alcobaça e Prado saberão mais sobre o programa de assistência técnica e extensão rural que a Bahia Pesca realizará ao longo de 2018 e 2019. As atividades terão início em Santa Cruz Cabrália, no dia 12, às 9h, quando os piscicultores da Comunidade Indígena Pataxó, localizada na Coroa Vermelha, receberão 25 bolsões para criação de filhotes de peixes. No mesmo dia, em Itapebi, às 14h, na Câmara Municipal da cidade (Travessa. Ana Nery, 204, Centro), os pescadores conhecerão os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) que serão prestados pela Bahia Pesca.

Já no dia 13, às 9h, em Belmonte, no espaço social da colônia de pescadores Z-21 (Av D. Pedro II, 684, Centro), os pescadores serão beneficiados com a entrega de travesseiros, cordas e caixas para cultivo de ostras. Também haverá cadastramento no CadCidadão e DAP (Declaração de Apoio ao Pronaf), com expectativa de atender cerca de 50 pessoas.

A DAP é indispensável para acesso a políticas públicas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Programa de Aquisição de Alimentos e o de Habitação Popular. Já o CadCidadão registra a situação econômica e social do profissional e o encaminha para programas sociais e de crédito dos governos estadual e federal.

Assistência Técnica e Extensão Rural

A programação continua no dia 14, às 9h, em Alcobaça, na Associação de Pescadores da cidade (Rua 29 De Abril, 43, Novelo), com a palestra sobre os serviços de ATER. “Nos próximos meses teremos diversas ações de mobilização de famílias, diagnóstico comunitário, elaboração do projeto produtivo, acompanhamento da execução e capacitações para qualificar o processo de produção”, explica o gerente de assistência técnica da Bahia Pesca, Eduardo Rodrigues.

A mesma palestra acontecerá às 14h, para a Colônia de Pescadores Z-24 (Rua Pedro Muniz, 189, térreo). Por fim, no dia 15, a palestra acontecerá em Prado, na Colônia de Pescadores Z-23 (Rua José Joaquim Seabra, 56, Centro), às 16h.

Fonte: Ascom/Bahia Pesca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *