NotíciasPolítica

Participação feminina na política foi debatida na Câmara

Com o tema Mulheres na Política, a Câmara Municipal de Salvador promoveu sessão regimental, na tarde desta sexta-feira (23), para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher (8 de março). O evento foi também mais um momento de homenagem à memória da vereadora Marielle Franco (PSOL/RJ), assassinada dia 14 de março. Em vários pronunciamentos, além da cobrança pela apuração rigorosa do crime, a constatação de que é preciso reforçar a presença feminina nos diferentes espaços de poder, sobretudo no Legislativo.

O evento foi organizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB). “Na história desta Casa, apenas 32 mulheres ocuparam estas cadeiras (mandatos) e na atual legislatura somos apenas 8 entre 43 vereadores. Precisamos de mais mulheres que lutem pelas nossas causas”, frisou a presidente.

Laurentina Pugas

As demais integrantes do colegiado também compuseram a mesa e indicaram homenageadas para receber o Prêmio Laurentina Pugas, primeira mulher a ocupar uma cadeira na Casa. A vice-presidente da Comissão, Cátia Rodrigues (PHS), fez questão de frisar que nunca se sentiu discriminada na Câmara e que as mulheres devem acreditar em seus sonhos e na capacidade de realizá-los. Ela premiou a professora Lúcia Almeida Cerqueira, de 95 anos de idade, que conheceu a vereadora mais antiga de Salvador.

Duas atletas foram escolhidas para a premiação, a pugilista olímpica Adriana Araújo, indicada por Ireuda Silva (PRB), e a nadadora paralímpica Verônica Almeida, por Marcelle Moraes (PV). A professora Rodenice Santana, diretora de escola na rede estadual, foi a indicada de Marta Rodrigues (PT), e a protetora de animais Dilce Santana, que abriga mais de 100 resgatados em sua casa, foi homenageada por Ana Rita Tavares (PMB). De licença médica, a vereadora Rogéria Santos (PRB) enviou mensagem justificando a ausência e foi homenageada com uma salva de palmas.

Participaram da mesa da sessão, ainda, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB), a deputada estadual Maria Del Carmen (PT), a desembargadora Nágila Bito, a secretária estadual de Políticas para as Mulheres – Julieta Palmeira, a ex-prefeita de Cardeal da Silva e ex-prefeita da União de Prefeitos da Bahia – Maria Quitéria, a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulher – Madalena Noronha, e a representante da deputada federal Tia Eron (PRB), Rose Rosendo. Foi composta também uma extensão da mesa, com a secretária estadual do Trabalho, Emprego e Renda, Olívia Santana; a secretária nacional de Mulheres do PSB, Luciana Cruz; Sheila Soares, a Mais Bela Gordinha 2017; Creuza Oliveira, a liderança nacional das empregadas domésticas; e Rita Santos, da Associação das Baianas de Acarajé.

O Coral da Câmara se apresentou, sob a regência do maestro Carlos Veiga, com músicas sobre o universo feminino (Dona, Mulher – Sexo Frágil, Maria, Maria e Mulher Brasileira). O Hino ao 2 de Julho foi executado pela cantora Maria Quitéria Celiah Zaiin, que se apresentou vestida como a heroína da Independência da Bahia.

Câmara Municipal de Salvador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *