Sem categoria

Inaugurações e investimentos marcam aniversário de 469 anos de Salvador

Para comemorar em grande estilo os 469 anos de fundação, a serem completados neste mês de março, Salvador será palco de uma série de inaugurações, ordens de serviço e, claro, muita cultura e lazer com o Festival da Cidade, com atrações para todos os estilos em diversos pontos da capital baiana. A programação especial montada pela Prefeitura foi apresentada pelo prefeito ACM Neto em evento realizado nesta terça-feira (20), no Teatro Gregório de Mattos (TGM). Estiveram presentes o vice-prefeito Bruno Reis, secretários e gestores municipais, autoridades, convidados e imprensa.

“Esta será a agenda mais completa e mais extensa das últimas seis edições de comemorações pelo aniversário de Salvador. São ações em vários campos da administração municipal que vão muito além do dia 29 de março, quando a cidade completa 469 anos. O que nos deixa mais alegre é que, mesmo depois de todo esse tempo, Salvador continua merecendo o título de primeira capital do Brasil”, salientou o prefeito.

Na área de infraestrutura, a série com mais de 100 ações e mais de R$700 milhões em investimentos será promovida até o fim da primeira quinzena de abril. Serão lançados dez editais de licitação, dentre eles os da recuperação e ampliação do Mercado Municipal de Cajazeiras; requalificação da Praça Wilson Lins (Pituba) e do Caminho da Fé (Cidade Baixa); e de modernização e gestão da iluminação pública de Salvador, por meio de parceria público-privada.

Outras 40 ordens de serviço vão proporcionar à população, no futuro, novas estruturas como o Centro de Convenções Municipal; a primeira etapa do BRT; a requalificação da Ponta do Humaitá; a implantação de Unidades de Saúde da Família (USFs), a exemplo de Campinas de Pirajá; a contenção de encostas em locais como a Rua do Ocidente, na Fazenda Grande do Retiro; e o programa Morar Melhor em bairros como as Cajazeiras VI, VII e XI.

Hospital – O primeiro Hospital Municipal de Salvador, na Boca da Mata, é a maior estrutura da lista de 46 inaugurações a serem realizadas até abril. As entregas envolvem também a contenção da encosta do Barro Branco, no Alto do Peru; a Escola Municipal Bom Jesus dos Passos, em Bom Jesus dos Passos; o Hub Salvador, localizado no Comércio; praças como a Lord Cochrane, na Garibaldi; a primeira Casa para Estudantes Quilombolas de Salvador, no Matatu; geomantas em locais como a da Rua Arco do Triunfo, em Rio Sena; Casa Legal em Tancredo Neves, Narandiba e Palestina; a orla do Farol de Itapuã e a primeira etapa da Comunidade Guerreira Zeferina, em Periperi.

Cinco termos de convênio serão assinados com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação, para investimentos na rede municipal de ensino. Os recursos, de quase R$29 milhões, serão aplicados na renovação de mobiliário escolar, assim como na requalificação dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) Nova Sussuarana, em Nova Sussuarana, e Maria Rosa Freire, na Palestina, além das escolas municipais Engenho Velho da Federação e do Pau Miúdo, nos bairros de mesmo nome.

Também serão realizados eventos como o lançamento do novo sistema de compartilhamento de bicicletas, em parceria com o Itaú; o programa Conecta Salvador Wi-Fi Livre; a Suburbana Verde, com o plantio de 1,4 mil mudas de árvores ao longo da Avenida Afrânio Peixoto; lançamento dos Espaços Boca de Brasa e do chamamento público para modernização dos estacionamentos fechados e Zona Azul.

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *