Meio AmbienteTurismo

Governo lança programa que dá acesso ao litoral brasileiro

Para levantar dados e permitir o monitoramento da zona costeira-marinha, o Governo do Brasil lançou nesta terça-feira (27), no Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Programa Nacional para Conservação da Linha de Costa, o Procosta. São quatro projetos com a projeção dos cenários futuros e mapeamento dos riscos para até os próximos 100 anos.

O MMA explica que, nos últimos anos, a zona costeira-marinha tem sofrido fortes impactos, seja pela ação humana ou por fenômenos naturais, principalmente nas áreas próximas a cidades e grandes aglomerações. Mesmo assim, notou-se que as informações sobre a situação eram insuficientes para organizar ações de combate.

Além de possibilitar dados mais precisos sobre o litoral brasileiro, o Procosta pretende definir estratégias de prevenção a futuros desastres. Para tais fins, o programa vai integrar um conjunto de órgãos da União (ministérios do Meio Ambiente, da Defesa, Marinha Brasileira, IBGE), estados e municípios. O Brasil possui litoral com 7.367 quilômetros de extensão.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério do Meio Ambiente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *