Geral

Após novo registro de vazamento, Ibama suspende operações da Anglo American em mineroduto de MG

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) determinou nesta sexta-feira que a empresa Anglo American suspendesse suas operações após um novo vazamento no mineroduto que transporta a produção de minério de ferro da empresa de Minas Gerais ao Rio de Janeiro. O acidente foi registrado na quinta-feira às 18h55. Esse já é o segundo problema em um mês na mesma região, na área rural de Santo Antônio do Grama, a 230 quilômetros de Belo Horizonte.

A empresa havia voltado a operar dois dias antes do novo acidente. O vazamento anterior, ocorrido em 12 de março, durou 25 minutos e despejou 300 toneladas de minério de ferro no solo. Dessa vez, a empresa informou que o vazamento durou 5 minutos, mas que ainda não tem o levantamento da quantidade derramada. Isso deve ser detalhado em coletiva de imprensa nesta sexta-feira em Belo Horizonte.

Em ofício, o Ibama determina que as operações sejam imediatamente suspensas. A Anglo American só poderá retomar as operações com autorização do instituto. Para isso, a empresa terá que apresentar os resultados da inspeção dos tubos e detecção de possíveis anomalias na parede da tubulação. Além disso, deverá ter laudo técnico que ateste que as estruturas associadas ao mineroduto têm condições de integridade e segurança para retornar a operar.

A Anglo American ainda terá que apresentar, em 48 horas, laudo com descrição dos danos e detalhamento das medidas de reparação e controle por parte da empresa.

A assessoria de imprensa da empresa informou que o líquido derramado é uma mistura de minério de ferro e água e destacou que a substância não é tóxica. Destacou ainda que, ao contrário do primeiro vazamento, o abastecimento de Santo Antônio do Grama não foi impactado. Não há também registro de feridos.(O Globo)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *