GeralNotícias

Após apagão, energia começa a ser restabelecida em Salvador e interior

A energia começou a ser restabelecida na Bahia, entre o final da tarde e o início da noite desta quarta-feira (21), após um apagão que atingiu estados do Norte e Nordeste do país iniciado às 15h48. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), as equipes do órgão seguem mobilizadas para recompor os sistemas das duas regiões – só não foram atingidos Acre, Roraima e Rondônia.

Na capital, por exemplo, o retorno tem sido gradativo. No bairro da Federação, por exemplo, apesar de já ter luz em várias áreas, a Avenida Cardeal da Silva ainda segue sem energia. Também não há energia nos bairros de São Rafael, Sete de Abril e na região da Estrada Velha do Aeroporto.

Parte da Avenida Garibaldi, em Ondina, também já está com a energia restabelecida. Áreas dos bairros de Alphaville, Barris, Cabula, Garcia, Jardim Apipema, Doron, Narandina, Tancredo Neves, Mussurunga, Caminho das Árvores, Stiep, Nazaré, Imbuí, Praia do Flamengo, Itaigara e Vista Alegre segundo leitores.

Em outros locais, o fornecimento de energia está intermitente. A luz retornou, mas voltou a cair, como no Jardim Cruzeiro, em Salvador, e em partes de Lauro de Freitas.

Ainda conforme leitores do CORREIO, partes do Subúrbio Ferroviário, Barbalho, Costa Azul, Graça, Itaigara, Pituaçu, Pituba, Ondina, Rio Vermelho, Santo Antônio, Santa Mônica e Vale das Pedrinhas seguiam às escuras até as 20h.

Alguns bairros registraram o retorno da energia e, em seguida, nova queda, como Engenho Velho de Brotas, Acupe de Brotas e Caixa D’Água. A situação também foi registrada em parte da Avenida Bonocô.

No interior do estado, cidades como Itabuna e Juazeiro, além de parte de Feira de Santana, já estão com energia, também conforme leitores. No Extremo Oeste, cidades como Barreiras não chegaram a registrar blecaute, de acordo com a Coelba.

De acordo com o ONS, houve uma perturbação no SIN [Sistema Interligado Nacional] que “causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento”.

Em consequência da perda de carga, segundo o ONS, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.

“Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste. Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste”, continuou a ONS em nota divulgada meia hora após o apagão.

Em comunicado divulgado no início da noite, ​a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou que não identificou nenhum defeito no seu sistema que ocasionasse o desligamento, ocorrido na tarde desta quarta. “A Empresa ratifica que as interligações de energia do Norte e Nordeste com outras regiões do Brasil foram interropidas. A apuração foi feita junto ao Operador Nacional do Sistema (ONS)”, diz a nota.(Correio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *