NotíciasSalvadorTecnologia

Aplicativos facilitam a vida de quem utiliza ônibus em Salvador

O excesso de atividades de rotina – trabalho, escola/faculdade, atividade física, ida ao supermercado e afins – faz com que o tempo seja um elemento cada vez mais valioso para a vida do cidadão. E o deslocamento de um ponto a outro, principalmente para quem utiliza o transporte coletivo por ônibus, contribui bastante para que o dia seja melhor aproveitado ou não. Em Salvador, para ajudar a tornar mais rápido esse deslocamento e, assim, ganhar mais tempo para a realização dessas atividades, os cidadãos podem contar com duas tecnologias disponibilizadas pela Prefeitura: os aplicativos CittaMobi e Kim.
O titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Fabio Mota, ressalta que o CittaMobi facilita a vida dos usuários de várias formas. Por exemplo, informa a previsão de horários dos ônibus e melhores rotas, além de outras facilidades. Isso faz com que o passageiro passe menos tempo no ponto e, consequentemente, reduz a possibilidade de situações de violência, como assaltos. Além disso, o cidadão também pode utilizar a integração com outra linha ou metrô de forma mais proveitosa, ao saber o horário em que os ônibus passam pelos pontos.
“Para a Prefeitura, o aplicativo criou ainda um importantíssimo canal com os usuários. Através dele, podem ser feitas sugestões, reclamações, situação dos pontos de ônibus, conduta dos motoristas, acidentes ou assaltos. Computados, esses dados contribuem para que ações de melhoria sejam efetivadas mais rapidamente”, enfatiza o secretário.
De 2015, quando foi lançado, até fevereiro deste ano, o CittaMobi havia registrado 6,7 milhões de consultas e cerca de 1,5 milhões de downloads. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado por meio da AppStore (sistema iOS) e Google Play (sistema Android). Os demais sistemas operacionais podem acessar as informações pelo site www.cittamobi.com.br.
Recarga – Através do aplicativo Kim, estudantes e demais cidadãos podem evitar filas e fazer a recarga do SalvadorCard diretamente do celular, tablet ou computador, resultando assim em economia de tempo e dinheiro com o deslocamento até um posto físico. A ação é válida para as modalidades do SalvadorCard Bilhete Avulso, Bilhete Avulso Identificado, Vale Transporte e Meia Passagem Estudantil. Lançado em 2017, até fevereiro último o aplicativo havia contabilizado 65 mil downloads pelo AppStore e iOS e 5 mil acessos pelo site www.kimrecarga.com.br.
O processo de utilização é bastante simples. Após baixar o aplicativo, é necessário cadastrar alguns dados pessoais e o número do cartão de transporte. Poderão ser cadastrados até cinco cartões de modalidades diferentes. A partir daí, basta selecionar o valor desejado da recarga e efetuar a transação.
O pagamento pode ser feito com cartões de crédito ou débito, transferências bancárias dos principais bancos do país, depósito em conta e boletos. Pelo novo aplicativo, o usuário poderá ainda consultar o saldo dos seus cartões, bloquear um cartão perdido ou roubado e solicitar segunda via de cartão.
Revalidação de estudantes  – Através do aplicativo Kim, é possível ainda realizar a revalidação do cartão de meia passagem estudantil, que deve ser feita no início de cada ano letivo, com a comprovação do vínculo do estudante com a instituição de ensino. Agora, esse processo pode ser feito sem a necessidade de ir pessoalmente até um dos postos. A novidade disponibilizada no Kim veio para beneficiar os quase 190 mil usuários do cartão de meia passagem estudantil.
 
SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *