NotíciasSalvador

Rede SAC lança pagamento antecipado para emissão de RG

Os baianos que buscam a Rede SAC para emissão do documento de identidade passam a ter uma nova facilidade neste serviço. Já é possível emitir, diretamente no Portal SAC, o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), necessário para o pagamento do serviço. A funcionalidade está disponível para 32 postos da rede, situados na capital e interior, bem como para os 29 Pontos SAC e as três unidades móveis. Os postos do Comércio e de Pernambués, ambos em Salvador, possuem gratuidade para a emissão de RG, o que dispensa o recolhimento do DAE.

Para realizar a emissão do DAE, o usuário deve acessar o Portal SAC, clicar no banner lateral da funcionalidade e preencher os dados solicitados, entre eles nome completo, CPF e endereço, escolhendo a opção do serviço: segunda via da carteira de identidade, retificação do documento, mudança de estado civil ou emissão de RG para brasileiro naturalizado. Para quem optar por realizar o serviço em unidades que atendam por hora marcada, a emissão do DAE pode ser feita logo após a conclusão do agendamento, desde que também feito no Portal SAC.

Uma vez que o valor do DAE é recolhido, o boleto e o comprovante de pagamento devem ser apresentados no momento do atendimento, seja ele realizado por agendamento ou por demanda, o que tornará mais ágil o procedimento para confecção do RG. Antes, o DAE era emitido durante o atendimento na Rede SAC, sendo necessário o pagamento na agência Mais BB, localizada dentro dos postos, para que a solicitação do documento fosse concluída.

Mais praticidade

De acordo com o superintendente do SAC, Carlos Henrique Martins, a medida, que é pioneira na administração pública, será benéfica ao Estado, por promover uma redução no custo com impressões e papel, e também para o cidadão, que terá mais agilidade e comodidade para realizar o serviço. “Com o DAE pago de forma antecipada, o cidadão não precisará se deslocar para o banco e esperar novamente para retornar ao guichê de atendimento concluir o serviço. Resultado: menos tempo, maior praticidade e satisfação do cidadão”.

Para o secretário da Administração, Edelvino Góes, o projeto está em consonância com as diretrizes de e-governança do Estado. “O uso de ferramentas e tecnologias da informação eletrônicas auxilia na desburocratização e na agilidade da máquina pública, otimizando o relacionamento da administração estadual com o cidadão baiano”, afirma.

Para outras informações sobre serviços prestados pela Rede SAC e horários de atendimento das unidades, a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) disponibiliza o aplicativo SAC Mobile, o Portal SAC e a central telefônica de atendimento, por meio do 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel).

Fonte: Ascom/Saeb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *