NotíciasSaúde

Quatro dicas para se prevenir das doenças sexualmente transmissíveis

Neste ano, o Ministério da Saúde vai enviar mais de 100 milhões de preservativos para todo o País durante o Carnaval. Além disso, manifestações musicais de cada local, como o samba, axé, frevo, marchinhas e forró vão completar a campanha de prevenção. Mas você também pode fazer a sua parte. Confira abaixo as dicas do ministério para passar bem este e os próximos carnavais:

Use camisinha

O preservativo é a melhor forma de se prevenir contra o vírus do HIV e outras doenças como a sífilis e a herpes. Não há cota nas camisinhas distribuídas pelo Ministério da Saúde. Ou seja, cada um pode retirar a quantidade de preservativos masculinos ou femininos que julgar necessária.

Mantenha a vacinação em dia

Essa dica garante a prevenção contra o HPV e a Hepatite B. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina quadrivalente, que protege contra o HPV de baixo risco (que causam verrugas anogenitais) e de alto risco (que causam câncer de colo uterino). Na rede pública de saúde, ela está disponível para meninos com idades entre 11 a 13 anos e meninas de 9 a 14 anos. Já a vacina contra a Hepatite B está disponível para todos.

Não compartilhe objetos íntimos

Alguns dos cuidados como não compartilhar escovas de dentes, batom, copos, talheres, lâminas, tesouras ou outros objetos de uso pessoal ajudam a prevenir contra a Hepatice C. O vírus da doença é transmitido, principalmente, pelo corrente sanguínea. Uma pequena quantidade de sangue já é suficiente para causar a infecção.

Cuide da higiene

Algumas doenças podem ser transmitidas pela saliva, como a cárie, a candidíase oral (sapinho) e a herpes labial. Não precisa ficar sem beijar na boca, mas se atente para os cuidados simples, como escovar os dentes e se alimentar de forma adequada. Com a primeira dica, você afasta as bactérias; com a segunda, garante as vitaminas adequadas para que o corpo resista a possíveis infecções.

Fontes: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Saúde e da Fiocruz 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *