GeralSalvador

Prefeitura diz que TVE insiste em colocar em risco segurança dos foliões

A Prefeitura condena a atitude da TVE de não seguir as determinações e normas referentes à ocupação do espaço público urbano durante o Carnaval, que são aplicadas a todos os veículos que cobrem a festa. Além de não cumprir com essas regras, a TVE, com o apoio da Polícia Militar, decidiu desrespeitar os profissionais de fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), ao não retirar e nem permitir o deslocamento do guindaste montado no circuito Dodô (Barra-Ondina) para um local mais adequado e que não prejudicasse a mobilidade ou colocasse em risco a segurança das pessoas na rua Dom Marcos Teixeira, definida como rota de fuga para garantir a segurança dos foliões.

O diretor de fiscalização da Sedur, Átila Brandão Jr., ao tentar cumprir a determinação de desobstrução da via foi ameaçado de prisão pelo Ten. Cel. Jackson, da Polícia Militar. A Sedur envidará todos os esforços para fazer cumprir a legislação municipal com vista a garantir a segurança dos baianos e turistas nos circuitos do Carnaval.

A Prefeitura esclarece ainda que o local indicado para a instalação do equipamento não prejudicaria a transmissão da emissora do Carnaval. O espaço onde está instalado irregularmente o guindaste compromete a segurança dos foliões no circuito, e por isso a TVE tem que desobstruir a Rua Dom Marcos Teixeira. O guindaste está ocupando dois terços da via de acesso, obstruindo a rota de fuga da Barra, de acordo com a avaliação de engenheiros e técnicos da Sedur.

A Sedur ressalta ainda que os técnicos da pasta realizaram a vistoria, após a retirada da plataforma, e constataram que não havia possibilidade de o equipamento permanecer no local devido aos riscos que pode causar à população em caso de ocorrências de problemas durante a festa.

A Sedur também informa que não autorizou a instalação de outra grua da TVE na região do Farol da Barra porque a emissora não apresentou ao órgão autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), necessária para a liberação pela Sedur de estruturas que fiquem próximas a patrimônios históricos.

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *