NotíciasSaúde

Tá com dúvida sobre a vacina da febre amarela? Entre aqui e acabe com elas!

A vacinação será apenas em locais onde, antes, não havia cobertura vacinal. Se você não mora nos municípios que receberão a ação, não tem problema! Vá até o posto de saúde mais próximo e solicite a imunização em dose única ao agente de saúde. A dose única é suficiente para proteger uma pessoa pelo resto da vida! Então, aproveite para levar a família inteira e garantir que, na sua casa, ninguém vai correr o risco de ter febre amarela.

Tomei vacina há 10 anos. Preciso me vacinar de novo?

 

Se você tomou a dose única em qualquer outro momento da sua vida, pode ficar tranquilo. Não precisa voltar ao posto de saúde. Pode confiar: a dose única basta. Essa é uma recomendação da OMS, comprovada por estudos.

Tomei a vacina antes da OMS dizer que precisava de uma dose. Preciso tomar de novo?

Screams 03   dribbble

Mais uma vez, repete comigo: tomou a dose única? Tá protegido. O entendimento sobre a vacina mudou, mas o medicamento em si é o mesmo de antes. Mas, se não estiver protegido, você pode buscar o posto de saúde mais próximo no seu município, ou mesmo uma clínica particular.

Vou viajar para locais de risco. Preciso de me vacinar?

Se você já tomou a dose única, não. Porém, se ainda não tiver sido imunizado, não deixe para última hora. Para garantir, tome a vacina pelo menos 10 dias antes de viajar.

Estou grávida. Posso tomar a vacina?

Não. A vacina é contraindicada para gestantes. Se você está tentando engravidar e não tem certeza absoluta de que não está grávida, não tome a vacina.

Meu bebê recém-nascido pode tomar a vacina?

Não. A vacina é indicada apenas a partir dos seis meses em áreas de risco (onde morreram macacos com suspeita da febre e onde há casos suspeitos). Com exceção desses casos, o calendário de vacinações indica a partir de nove meses de idade.

 Fonte: Governo do Brasil, com informações da Anvisa e do Ministério da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *