EsporteGeralSalvador

Praça dos Dendezeiros é novo ponto de encontro para famílias na Cidade Baixa

Quando o sol começa a se pôr, a pequena Mel, de apenas quatro anos, convoca a mãe para a missão mais importante do dia: uma caminhada de cinco minutos com destino a recém-inaugurada Praça dos Dendezeiros, na Cidade Baixa. Após requalificação total realizada através da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), o espaço tradicional no bairro foi entregue pela Prefeitura na semana passada. A praça integra um conjunto de equipamentos públicos que passará por intervenções, a exemplo da Colina Sagrada e da Avenida Dendezeiros (Caminho da Fé), que irá fomentar a prática do turismo religioso na região.

Para a mãe de Mel e moradora do Caminho de Areia, Heloiza Dias, a área de convivência e lazer vai proporcionar para toda a comunidade a oportunidade de viver mais a cidade, além de possibilitar às crianças uma infância em contato com a natureza. “Para a gente aqui está sendo um paraíso. Comparando o antes e o agora, mudou 100% ou mais. Antes, nós víamos aqui usuários de drogas, gente dormindo na rua…e isso inibe a família estar presente nos espaços. Minha preocupação, e acredito que de todos aqui, é com o cuidado que não pode ser só da Prefeitura, tem que partir do morador também. Precisa ser uma parceria”, pontuou.

Com investimento de R$489 mil em 7,4 mil m², a Praça dos Dendezeiros passou a contar com espaços de lazer para todas as faixas etárias. Com a reforma, a praça ganhou duas quadras poliesportivas, academias de saúde e ginástica, parque e espaço infantil, além de espaço multiuso com anfiteatro para apresentações de capoeira e outras atividades culturais. Também foram implantados pista de cooper, rampas de acessibilidade e paisagismo – as árvores nativas foram mantidas e houve substituição de dendezeiros mortos por outros vegetais da mesma espécie, preservando a tradição do local.

Novidades – O equipamento é a primeira área de lazer e convivência de Salvador a receber o Espaço Game, com mesas para futebol de botão e pingue-pongue. O local conta ainda com recuo para que ônibus estacionem com turistas e fiéis, sendo suporte ao corredor religioso rumo à Colina Sagrada. Para proporcionar um passeio prazeroso também aos donos de pets, foi instalado no local um cachorródromo, que segue os padrões do implantado na praça Canal do Imbuí e que já está sendo usado intensamente pelos moradores com os próprios bichinhos.

Residente no bairro há mais de 40 anos, a aposentada Tereza Gonzales trouxe a cadela Cindi, que há 11 anos a acompanha nos passeios pelo bairro, para aproveitar o espaço e se divertir. “Ficou maravilhoso o trabalho da Prefeitura. Eu moro aqui há muito tempo e nunca tinha visto um trabalho como esse. Está ótimo! Adorei e o espaço dos bichinhos pra gente passear está muito bom”, disse Tereza.

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *