GeralSalvador

Origem, identidade e missão do amado Jesus, Senhor do Bonfim

“O Senhor do Bonfim é uma força superior que nos protege, nos conforta e nos mostra o caminho para superar os momentos difíceis da vida”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Leo Prates (DEM), ao participar da 273ª edição da maior festa religiosa da Bahia, na manhã desta quinta-feira (11). O tema deste ano foi “Origem, identidade e missão do amado Jesus, Senhor do Bonfim”.

Logo cedo, às 8h12, populares e religiosos pediram paz e proteção durante o ato inter-religioso no adro da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Conforme Leo Prates, a cerimônia inter-religiosa fortalece a tolerância e a festa em si faz a cidade viver um dia especial de agradecimento, paz e renovação da fé.

“Quando agradecemos e pedimos paz ao Senhor do Bonfim estamos multiplicando a nossa força interior e ao mesmo tempo fortalecemos uma crença diferenciada que faz parte da nossa baianidade”, acrescentou o presidente Leo Prates.

Ato inter-religioso

 

“Não há caminho para a paz. A paz é o caminho”, disse o padre José Ribamar, vigário da Basílica da Conceição da Praia, na cerimônia inter-religiosa. Também pediram paz e tolerância entre os povos o representante do Terreiro Mokambo, Tata Anselmo, a hinduísta Ida Meirelles, dentre outros religiosos.

Ao final da celebração, uma garoa anunciou o cortejo de 8km da Conceição da Praia à Colina Sagrada com a imagem peregrina do Nosso Senhor do Bonfim. O andor, mais uma vez, foi enfeitado com fitinhas coloridas.

Afoxés, bandas de sopro, grupos de samba e de percussão animaram o cortejo cívico-religioso pelas ruas da Cidade Baixa. Também desfilaram várias entidades culturais e agremiações partidárias. A caminhada cívico-religiosa chegou à Colina Sagrada por volta das 12h30, onde baianas com água de cheiro lavaram as escadarias do templo secular de devoção dos baianos e turistas.

Além do presidente Leo Prates, vereadores que simpatizam com a festa participaram da celebração inter-religiosa e do cortejo. O governo Rui Costa, o prefeito ACM Neto, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, deputado Ângelo Coronel (PSD), dentre outras autoridades, também foram renovar a fé e pedir proteção ao Senhor do Bonfim.

Patrimônio

Ao valorizar expressões de vida e tradições que as comunidades, os grupos e os indivíduos transmitem de geração a geração, a Festa do Senhor do Bonfim recebeu em 2014 o título de Patrimônio Imaterial Nacional. O reconhecimento foi concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).(Ascom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *