NotíciasTecnologia

Inema lança aplicativo Vai dar Praia

A população que frequenta as praias da Bahia já pode acessar facilmente as informações sobre a qualidade das águas em seus dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Lançado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o aplicativo “Vai Dar Praia”, possibilita verificar a balneabilidade (praias próprias ou impróprias para banho) de 119 pontos monitorados semanalmente em 29 municípios do estado. O App é gratuito e na fase inicial está disponível para aparelhos com o sistema operacional Android e futuramente no IOS.

Ao baixar o aplicativo, que oferece serviço de busca pelo nome da praia, o usuário poderá visualizar a situação da balneabilidade com informações do dia e localização do ponto da coleta, foto da praia, além da previsão diária do tempo, tábua das marés, velocidade e direção dos ventos, temperatura do ar, umidade, índice UV e fases da lua.

Elaborado por técnicos do Inema, o projeto conta com recursos do Banco Mundial, através do Programa com Enfoque Setorial Amplo das Áreas de Saúde e de Recursos Hídricos (SWAP Bahia). Segundo a diretora geral do Inema, Márcia Telles, este é mais um serviço de qualidade oferecido pelo Instituto à população. “O monitoramento da balneabilidade das praias, realizado pelo Governo da Bahia, conta com pontos de coleta nas principais cidades litorâneas do estado, utilizando uma metodologia de análise criteriosa, o que possibilita maior segurança ambiental e de saúde pública”, ressaltou.

De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação (COTIC) do Inema, Jefferson Lima, o usuário poderá localizar automaticamente (via GPS) as cinco praias mais próximas e suas respectivas condições de banho e poderá selecionar manualmente as que deseja informação. “Assim que o aplicativo é aberto os dados das últimas análises são atualizados, ao clicar no nome da praia o usuário pode criar um atalho para uma lista de favoritos. O software foi desenvolvido com uma interface simples, intuitiva e fácil de usar, com comandos objetivos e um sistema de armazenamento de informações que gera mais economia de dados de internet e de espaço no aparelho”.

O coordenador de Monitoramento Ambiental e de Recursos Hídricos do Inema, Ailton dos Santos, explica que o aplicativo facilita a divulgação dos dados. “O aplicativo gera mais facilidade para o banhista, que poderá realizar a consulta de qualquer local, assim como amplia a divulgação dos dados gerados pelo Instituto. É mais um instrumento que possibilita que a sociedade se aproprie das informações geradas pela análise destas águas”.

Balneabilidade
Balneabilidade pode ser entendida como qualidade requerida das águas destinadas à recreação de contato primário, onde se considera o risco do contato direto e prolongado, como natação, mergulho, esqui-aquático, entre outros, havendo possibilidade de ingerir quantidade significativa de água. A análise na Bahia é feita pelo laboratório do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Ceped) e a metodologia atende as especificações da resolução N.º274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que determina os limites máximos aceitáveis para uma praia ser considerada balneável – segura para o banho.INEMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *