EleicõesMunicípiosNotícias

Cartórios eleitorais de Castro Alves e Rafael Jambeiro adotarão serviço de agendamento a partir de segunda (29/1)

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) informa que, a partir de 29 de janeiro de 2018, a dinâmica de atendimento por agendamento dos serviços eleitorais, em especial o recadastramento biométrico, ficará disponível para os cidadãos dos municípios de Castro Alves e Rafael Jambeiro – pertencentes a 43ª Zona Eleitoral.

As cidades não estão em fase ordinária, ou seja, quando o procedimento biométrico ainda não é obrigatório, mas eleitores da região que desejarem adiantar a regularização com a Justiça Eleitoral poderão agendar o serviço. Além da coleta digital, outros serviços da Justiça Eleitoral também poderão ser utilizados com agendamento prévio, a exemplo da solicitação de primeiro título, transferência de domicílio eleitoral e segunda via de do documento.

A possibilidade do cadastro biométrico agendado nas duas cidades foi possível por meio da Portaria nº 001/2018, assinada pelo juiz eleitoral da 43ª Zona Eleitoral, Cláudio Cesare Braga Pereira. Conforme o documento, o agendamento prévio levará mais conforto e comodidade aos eleitores que somente precisarão comparecer ao cartório no dia e horário marcados.

Funcionamento do agendamento

As marcações poderão ser feitas via internet, por meio do site oficial do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br), ou, pessoalmente, no Cartório Eleitoral da 43ª ZE, localizado na Rua Benjamin Constant, s/n, térreo – Centro – Castro Alves (BA). A agenda será aberta uma vez por semana e, a partir da data de solicitação, o atendimento será confirmado para a semana seguinte. O cartório funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Números

De acordo com dados do TRE-BA, as cidades de Castro Alves e Rafael Jambeiro totalizam 39.960 eleitorados. Desse número, 12.447 já se anteciparam ao recadastramento biométrico. Confira os números de cada cidade:

Castro Alves:

Eleitores: 22.357
Biometrizados: 8.263 (36,96%)

Rafael Jambeiro:

Eleitores: 17.603
Biometrizados: 4.184 (23,77%)

TRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *