Biometria: prazo termina nesta quarta (31/1) e mais de 1 milhão de eleitores podem ter seus títulos cancelados

Mais de 1 milhão de eleitores, pertencentes aos 51 municípios baianos em fase obrigatória do recadastramento biométrico e que ainda não realizaram o procedimento, têm até amanhã (31/1) para comparecer ao posto ou cartório do seu domicílio eleitoral e evitar o cancelamento do título.

Com o cancelamento do título, o eleitor não poderá votar nas Eleições 2018. Além disso, ficará impossibilitado de tirar passaporte, tomar posse em concurso público, renovar matrícula em instituição de ensino e receber auxílios do governo. Esses impedimentos estão previstos no art. 7º do Código Eleitoral.

Vale lembrar que a convocação oficial para a revisão teve início em fevereiro de 2017, porém já vinha sendo amplamente divulgada na imprensa desde novembro de 2016, sendo o assunto uma constante em sites, jornais, rádios e TVs. Em Salvador, o serviço para o cadastro biométrico é disponibilizado desde 2014.

O objetivo principal da biometria é garantir ainda mais segurança durante o processo de votação eletrônico. O sistema biométrico é preparado para identificar uma pessoa, por meio da assinatura, das impressões digitais e do reconhecimento de face.

Atendimento

Para ser atendido, o cidadão precisa apresentar original de um documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado (emitido há, no máximo, três meses). Na sede do TRE-BA, os atendimentos ocorrem por demanda espontânea, ou seja, por ordem de chegada e sem distribuição de senhas. Além do órgão Eleitoral, mais sete postos atendem por demanda espontânea, porém pela dinâmica das senhas. Confira:

 

POSTO

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Sede do TRE-BA (CAB) 8h às 18h

Por ordem de chegada

Assembleia Legislativa (CAB) 9 às 17h

80 senhas/dia

Secretaria da Fazenda (CAB) 8 às 18h

110 senhas /dia

Tribunal de Justiça (CAB) 8 às 18h

80 senhas/dia

Ministério Público (Nazaré) 8h às 17h

55 senhas/dia

Estação Pirajá do Metrô 7h às 20h;

400 senhas/dia

Estação Bonocô do Metrô 7h às 16h

250 senhas/dia

Estação Ferroviária da Calçada 7h às 16h

250 senhas/dia

TRE



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: