GeralNotícias

Unidade Móvel de Educação para o Trânsito do Detran reduz tempo de formação de condutores

Mais de 2 mil alunos inscritos no curso gratuito de primeira habilitação da Escola Pública do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) serão treinados na nova Unidade Móvel de Educação para o Trânsito. O equipamento foi adquirido pelo órgão para dar celeridade ao processo de formação de condutores. O ônibus adaptado possui dois simuladores de direção veicular, com capacidade para 10 mil horas de aulas por ano, e três computadores para a realização do simulado da prova teórica. No veículo, a conexão de internet é permanente e há um mecanismo para a operação via rádio.

A equipe é composta de dois técnicos, um instrutor e um motorista, além do suporte de apoio de educadores e especialistas em tecnologia da informação. Ainda neste mês, a unidade começará  a atender os alunos de Salvador. A partir de janeiro de 2018, ela vai percorrer municípios do interior do estado, onde o Detran oferece o curso também. “Vamos começar por Camaçari, depois Alagoinhas, Feira de Santana, Irecê e Vitória da Conquista. Na sequência, faremos o curso itinerante em municípios menores. A previsão é permanecer em cada cidade por duas semanas e atender mais de 150 alunos mensalmente”, explicou a diretora da escola, Ilnara Menezes.

A iniciativa integra o projeto de descentralização das atividades do departamento, com o objetivo de facilitar a vida de pessoas de baixa renda que buscam a primeira carteira de habilitação. O benefício promove inclusão social e qualifica o trabalhador para a competição por vagas de emprego. “Temos o compromisso social de oferecer essa oportunidade à população mais pobre, colocando nas ruas e estradas condutores qualificados para o mercado de trabalho”, afirmou o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes.DETRAN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *