GeralNotíciasSaúde

Samu de Salvador recebeu cerca de 100 mil trotes em 2017

A cada dia, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) recebe cerca de mil ligações no telefone 192. No entanto, enquanto muitas pessoas buscam algum tipo de ajuda para problemas de saúde, 30% dos chamados não passam de trotes. Em Salvador, de janeiro a dezembro desse ano, pouco mais de 100 mil trotes foram contabilizados.
“O prejuízo causado no serviço é incalculável. Muitas vítimas podem deixar de ser atendidas porque nossos profissionais estão com as linhas ocupadas com esse tipo de brincadeira de mau gosto. A situação é ainda pior quando deslocamos uma ambulância”, informa o médico coordenador do Samu de Salvador, Antônio Fernando.
Ainda de acordo com o coordenador, os responsáveis pela realização da maioria dos trotes são de crianças e adolescentes. “Normalmente eles ligam no período de saída da escola ou intervalo. Agora que é época de férias, o número reduz bastante. No geral, os atendentes identificam facilmente. Fazemos trabalho educativo com palestras nos colégios, mas ainda recebemos um quantitativo muito grande de solicitações falsas”, pontuou Fernando.
Punição – Passar trote em qualquer serviço de emergência é crime em todo o Brasil. A lei federal (Lei 9.472/1997) estabelece prisão de um a seis meses e multa para quem for pego em um falso chamado de socorro.
SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *