EducaçãoNotíciasSalvador

Nova Escola Municipal Cristo Rei é realidade para moradores da Boca da Mata

A nova Escola Municipal Cristo Rei já é realidade para os moradores da Boca da Mata, na região de Cajazeiras. A cerimônia de entrega da unidade totalmente reconstruída pela Prefeitura foi realizada nesta sexta-feira (15), com as presenças do prefeito ACM Neto e dos secretários Bruno Barral (Educação) e André Fraga (Cidade Sustentável e Inovação), demais autoridades e população. A cerimônia também foi marcada pelo plantio de uma muda de pau-brasil, espécie nativa da Mata Atlântica.
A unidade de ensino passa a ter 1.044 m² de área construída e teve a estrutura totalmente refeita com foco na segurança e acessibilidade para funcionários e estudantes, seguindo padrões atualizados de edificação. A obra teve início no dia 3 de abril, quando ocorreu a demolição do prédio, e a intervenção custou R$ 2,6 milhões aos cofres municipais.
A diretora Genivalda Araújo relembrou a situação da estrutura, construída há mais de 20 anos e que não oferecia mais qualquer segurança para a comunidade escolar. “Lutamos muito por isso e só tenho a agradecer a todos pelo apoio para a reconstrução da escola. É um momento de alegria, renovação e novas oportunidades para a comunidade. Um benefício nosso, que agora temos a missão de cuidar.”
Quem também reforçou o coro foi Ivone Cipriano, de 54 anos e há 20 deles residindo na Boca da Mata. Com quatro netos entre 4 e 12 anos estudando na Cristo Rei, ela falou que a estrutura é muito mais do que uma unidade de ensino. “Mesmo com aquela estrutura precária, a procura de vagas sempre foi grande por aqui. Esta escola é uma segunda casa para muitos alunos, que acabam fazendo as refeições aqui por não terem o que comer onde moram. Passamos muita dificuldade, quando chovia era muita agonia. O que está acontecendo hoje é uma realização para os moradores”, completou.
O prefeito ACM Neto ressaltou o tempo recorde de entrega. “Foram apenas oito meses para reconstruir completamente essa escola. Quem conheceu essa unidade no passado sabe que foi feita uma verdadeira transformação aqui, e sabe também o quanto são importantes os investimentos na Educação. A Prefeitura tem buscado estar presente em todos os bairros para ouvir a reivindicação das pessoas. Todos podem testemunhar a alegria dos moradores em ganhar uma escola novinha de verdade. Mais uma, dentro da proposta de inaugurar uma unidade de ensino por semana até o início do ano letivo de 2018.”
Estrutura – Antes da reconstrução, a Cristo Rei possuía apenas oito salas de aula. Com a nova estrutura, a escola passa a contar com 12 salas de aula, uma biblioteca, uma sala para Atendimento Educacional Especializado (AEE) e nove banheiros, sendo quatro exclusivamente para alunos, dois para pessoas com deficiência, dois para funcionários e um privativo. Além disso, o espaço conta com salas para diretoria, secretaria, cozinha, dispensa, lavanderia e uma quadra poliesportiva. A unidade também ofertará um número maior de vagas – de 385 para 800 alunos.
A unidade escolar atua em três fases educacionais, comportando estudantes em idade pré-escolar, nos chamados grupos 4 (que corresponde a alunos de até quatro anos de idade, cujas aulas ocorrem no turno matutino) e 5 (para meninos e meninas com até cinco anos, para o turno vespertino). Também com atuação nos dois turnos, a Cristo Rei oferta vagas para Educação Fundamental I, com aulas nos turnos matutino e vespertino, para alunos do 1º ao 5º ano. É oferecida ainda matrícula para estudantes da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujas aulas ocorrem no período noturno.
SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *