JustiçaNotícias

Instituto de Identificação Pedro Mello recebe homenagem da Polícia Federal

O Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) recebeu através da Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia uma placa em reconhecimento à valorosa contribuição do IIPM ao Sistema Automatizado de identificação de impressão digital (AFIS) Nacional do Departamento de Polícia Federal.

A homenagem reconhece o Pedro Mello como o Instituto de Identificação Estadual com o maior número de pessoas incluídas na base de dados nacional. O Sistema Automatizado por Impressões Digitais da Bahia (SIIDA-BA) foi implantado no Estado em 2009 e desde então já cadastrou 8 milhões de pessoas em seu banco de dados. “O SIIDA utiliza a tecnologia AFIS que permite a comparação automatizada das impressões digitais, garantindo que cada registro seja único, combatendo assim tentativas de fraudes”, explicou Jorge Ressurreição, Perito Criminal e Diretor em exercício do IIPM.

Na prática o Sistema Estadual funciona integrado ao AFIS Nacional do DPF e isto representa um grande passo para a construção do cadastro único nacional. “Nós saímos na frente e o Sistema já está preparado para cumprir esta tarefa”, finalizou Jorge.

Com o SIIDA-BA, para renovar ou retirar a primeira identidade é feita uma verificação na base do AFIS da Polícia Federal capaz de informar se o cidadão já possui um documento de identidade na Bahia e em outros estados, contanto que os demais estados estejam também integrados ao Departamento de Polícia Federal.

Para priorizar a segurança e o valor legal dos documentos, a identidade tem além dos dados alfanuméricos (nome, filiação, naturalidade, entre outros), a impressão digital, a assinatura e a fotografia digitalizadas e armazenadas em um banco de dados de altíssimo desempenho.


Fonte: Ascom/ Departamento de Polícia Técnica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *