Facebook testa importação de contatos do Instagram para o Messenger

Está em teste uma funcionalidade do Messenger que importa os contatos do usuário diretamente do seu perfil do Instagram, ajudando a unificar a base de contatos relevantes. A atualização, que ainda não foi anunciada formalmente e necessita do aceite de cada perfil para ser executada, é recente.

Via de mão dupla

Ainda não disponível no Brasil hoje (5/12), o recurso aparece na aba “Pessoas” (a segunda da esquerda para a direita), com as palavras “Conecte ao Instagram”.

Caso o usuário esteja usando o Messenger agora, o app já pede que ele inclua seus dados do Instagram para fazer a importação direta, avisando que as informações dessa rede social estarão visíveis no app de mensagens.

Como medida de privacidade, só serão importados os contatos que também seguirem o usuário que fez o pedido, para evitar que pessoas desconhecidas tenham acesso ao seu perfil no Messenger, além de prezar pela experiência que essa nova funcionalidade pode proporcionar.

Fechando a rede

Não é de hoje que a gigante de Palo Alto tem criado atualizações que incentivem os usuários a utilizar seu principal ecossistema de apps — um exemplo é a atualização do Instagram que permite publicar no Facebook o conteúdo do Stories.

Caso essa atualização saia do Beta e seja implementada globalmente, não só o engajamento entre usuários pode aumentar —  já que os contatos relevantes do Instagram estarão no Messenger, uma plataforma muito mais rica quando o assunto é troca de mensagens  —, como também será uma forma de incentivar a interação entre as pessoas e, por consequência, fazer com que elas passem mais tempo dentro dos aplicativos da empresa.

Levando em consideração que, de acordo com os dados divulgados em janeiro deste ano no relatório Internet Health, da Mozilla, 55% dos brasileiros consideram que não há nada na internet além do Facebook, a combinação de duas plataformas com centenas de milhões de usuários ativos provavelmente ajudará a reforçar essa percepção.

E completando a ficha

A integração de informações entre Messenger e Instagram também permite ao Facebook desenhar um perfil mais preciso dos hábitos de acesso e das preferências dos usuários, sendo possível utilizar os dados para oferecer melhores serviços e, em médio ou longo prazo, receber anúncios com maiores chances de despertar o interesse da audiência.

Como o recurso ainda não foi oficializado, pode ser que ele sofra algumas mudanças até sua implementação global, mas será interessante ver os impactos que essa integração causará na forma como os usuários utilizam cada uma das plataformas.(Tecmundo)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: