Tecnologia

Facebook libera músicas e sons gratuitos para criadores de conteúdo

Desde que resolveu levar a sério a produção de material multimídia na sua plataforma, o Facebook não tem economizado na hora de oferecer ferramentas para os criadores. A mais nova delas reproduz o que a Google vem fazendo há um bom tempo no YouTube e disponibiliza um catálogo de músicas e efeitos sonoros para seus usuários mais engajados na produção de conteúdo.

A ideia parece ser a de tentar acabar com a bagunça de vídeos sendo publicados na rede social sem qualquer preocupação com questões como copyright das músicas e sons em segundo plano. Ao todo o “Coleção de Sons” oferece 1.000 faixas e 1.504 efeitos de áudio gratuitos para qualquer usuário do site. Essa biblioteca pode ser filtrada por categoria, gênero, duração e até tipo de vocal, oferecendo uma prévia do material e a opção de baixar o arquivo em formato M4A.

facebook lista

O projeto é importante para que o Facebook torne a sua plataforma cada vez mais atraente para parceiros, anunciantes e criadores, principalmente com a chegada iminente do Watch – o portal da casa dedicado exclusivamente a vídeos. O catálogo também complementa outras medidas tomadas pela empresa nesse sentido.

Há pouco tempo, por exemplo, a turma de Mark Zuckerberg implementou na rede uma ferramenta parecida com a do YouTube, que identifica automaticamente o dono dos direitos autorais de qualquer produção postada na página, dando mais segurança para gravadoras e artistas – que sofrem com as reproduções não autorizadas por lá. A “Coleção de Sons”, então, server como um repositório 100% legal para que os produtores de conteúdo continuem apostando no Facebook e nos seus futuros planos de monetização.

Para conferir a novidade, basta acessar este link, concordar com os termos do site e buscar as faixas que mais se encaixem nos seus vídeos. E aí, acha que o Facebook está mandando bem nos recursos para fomentar uma comunidade de vídeos em torno de si ou o tio Zuck ainda pode fazer mais pelos criadores?

FONTE(S)

  • ENGADGET(Facebook)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *