Política

Comissão realiza audiência pública em Vera Cruz

Autoridades do Legislativo e do Executivo baiano reuniram-se na manhã do dia 6, na Câmara de Vereadores de Vera Cruz, para a realização da audiência pública “Os Direitos da Mulher na Ilha de Itaparica”, promovida pela Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia, presidida pela deputada Luiza Maia (PT)
O evento, que integra as ações da campanha ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres’, foi proposto pela deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), que presidiu a sessão ao lado da colega da bancada feminina Fátima Nunes, da secretária de políticas para as mulheres, Julieta Palmeira, da prefeita de Itaparica, Marlylda Barbuda, da comandante de Ronda Maria da Penha, major Denice, e da delegada titular da delegacia das Mulheres de Brotas, Elenice Souza.
“Viemos descentralizar as ações da comissão através da Assembleia Itinerante aqui, em Vera Cruz, porque precisamos ouvir as mulheres da região para, através desse contato, desenvolver ações e projetos que beneficiem a causa”, explicou a deputada Fabíola Mansur, lembrando que a data escolhida para o evento, 6 de dezembro, “é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres e é importante que eles também integrem essa luta que é de todos”.
A deputada Fátima Nunes (PT) foi na mesma direção e que “lutamos por uma sociedade justa onde homens e mulheres possam viver com dignidade. Às vezes umas pessoas dizem que nós queremos tudo. E nós queremos tudo mesmo. E queremos tudo para todos”.
A secretária Julieta Palmeira destacou a relevância da iniciativa. “Queria saudar a bancada feminina por realizar essa Assembleia Itinerante, especialmente nessa região. E dizer que a violência que tem afetado as mulheres em grande parte ocorre em decorrência do machismo. Então nós temos que combater essa violência de gênero que possui dados estarrecedores”, declarou, antes de anunciar que, em breve, será realizado um curso de capacitação com recorte em gênero para as delegacias do Estado. “A rede de atenção contra violência precisa ser fortalecida e para isso vamos capacitar os delegados e investigadores para saberem como devem conduzir o atendimento às mulheres durantes os boletins de ocorrência”.
A comandante da recém-criada Ronda Maria da Penha, major Denice Santiago, discorreu sobre o trabalho que vem desenvolvendo. “É claro que a ronda não resolve todos os problemas que atingem as mulheres, mas o fato de ter sido criada com o intuito de dar apoio a elas já conta muito. Inclusive já existe a ideia de trazer a ronda para a região e eu defendo essa causa”.
Em seu depoimento, a advogada feminista Laina Crisóstomo ressaltou as ações que precisam ser feitas na região. “É fundamental pensar numa rede de atendimento que acolha as mulheres da localidade. Precisamos de espaços onde as leis sejam efetivadas, pois se o preconceito e a violência crescem a cada dia nós também precisamos nos reinventar”.
Ao final do encontro, foram sugeridos alguns encaminhamentos como uma audiência com o Governador do Estado para solicitar o atendimento das demandas e acolhimento das políticas públicas direcionadas para as mulheres, a exemplo de um hospital na região. A deputada Fabíola Mansur comunicou que um dos pedidos já foi encaminhado pelo mandato. “Solicitamos, junto à Defensoria Pública da Bahia, a disponibilização de um defensor para a localidade e já recebemos o retorno positivo do defensor-chefe, Clériston Cavalcante de Macedo”, informou.
A prefeita de Itaparica, Marlylda Barbuda e a delegada Elenice Souza, da Deam de Brotas também se fizeram presente na audiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *