NotíciasSalvador

Chegada do Verão aquece calendário de eventos da cidade

A estação mais quente do ano tem início nesta quinta-feira (21), e Salvador já está aquecida para um calendário repleto de atrações. Os bairros da Barra, Ribeira e Rio Vermelho, por exemplo, são palcos de atividades musicais e esportivas desde o início deste mês, através do projeto Sou Verão. A iniciativa, que tem o apoio da Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), tem levado à população uma programação que une esporte e música.
O Farol e o Porto da Barra sediam, no próximo sábado (23) e nos dias 13 e 27 de janeiro de 2018, atividades de stand up paddle, caiaque, patins, longboard e frescobol, todas elas coordenadas por instrutores que atenderão ao público de forma gratuita. As inscrições são feitas no local. Além disso, a ação conta com o Palco Movimento, que terá  FitDance, aulas de ioga, zumba, mahamudra, alongamento e bate-papo com personalidades do mundo do esporte. As mesmas atrações acontecem na orla da Ribeira, na Praça Dodô e Osmar, nos dias 6 e 20 de janeiro, sempre das 8h às 12h.
A parte musical do Sou Verão acontecerá no Rio Vermelho, com shows gratuitos no Largo da Mariquita, sempre a partir das 18h. A programação ficará sob o comando de artistas e bandas como Maglore, neste sábado (23); Pedro Pondé e Afrocidade, em 6 de janeiro; Larissa Luz e Ministereo Público, em 13 de janeiro; e Attooxxa, dia 20 de janeiro.
O projeto Sou Verão integra a grade do Calendário Oficial do Verão de Salvador, composto por 42 dias de eventos, entre atividades gratuitas e privadas, até a terça-feira de Carnaval (13 de fevereiro). Até lá, soteropolitanos e turistas terão muita coisa para curtir: ensaios, réveillon, shows, lavagens do Bonfim e de Itapuã, Festa de Iemanjá, Fuzuê, Furdunço e a própria folia.
Isso sem falar no projeto Pelourinho Dia e Noite, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), que vem enchendo de vida o Centro Histórico de Salvador com ações culturais. A ação acontece nesta sexta-feira (22), às 19h, com o espetáculo musical e teatral de rua “O Compadre De Ogum Será Consagrado” e com o “Circuito Jorge Amado”. A apresentação é composta por seis cenas baseadas na obra de Jorge Amado, criadas a partir dos livros “A Morte e a Morte de Quincas Berro D´Água”, “Gabriela Cravo e Canela”, “Dona Flor e seus Dois Maridos”, “Tenda dos Milagres” e “O Compadre de Ogum”.
No sábado (23), às 10h, tem o Ensaio De Portas Abertas na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, com a Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal), sob a regência do maestro Ângelo Rafael. Na terça (26), às 17h, o Largo do Pelourinho recebe uma Missa Campal com o padre Lázaro Muniz, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Já às 19h o Centro Histórico será palco do Viradão do Samba, com shows gratuitos e abertos ao público com o grupo Samba de Verdade, na Praça da Sé; com o Bambeia, no Largo do Pelourinho; e com o Botequim, no Terreiro de Jesus.
Na quarta (27), das 17h às 19h, o publico poderá conferir uma missa com orquestra ao vivo na Igreja de São Domingos, no Terreiro de Jesus. No dia seguinte (28), às 17h30, acontece o circuito itinerante pelas ladeiras do Pelourinho, com os grupos tradicionais de percussão Banda Didá, Kizumba, Tambores e Cores e Meninos da Rocinha do Pelô. Os tambores dos quatros grupos voltam a soar no último dia do Pelourinho Dia e Noite, no dia 29, assim como outra edição do Circuito Jorge Amado. Ambas atrações começam às 19h.
Réveillon – A partir da próxima semana, começa a maior festa gratuita de fim de ano do Brasil: o Festival Virada Salvador 2018, que acontecerá na orla da Boca do Rio entre os dias 28 e 1º de janeiro. A festa terá 70 horas de música e 29 atrações no palco principal da Arena Daniela Mercury – entre o antigo Aeroclube e o Parque dos Ventos.
Os artistas e grupos que se apresentarão são Pabllo Vittar, Carlinhos Brown, Mariene de Castro, Gusttavo Lima, Jota Quest, Olodum, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Skank, Marília Mendonça, Jorge & Mateus, Matheus e Kauan, Luan Santana, Danniel Vieira, Daniela Mercury, Cláudia Leitte, Margareth Menezes, Harmonia do Samba, Léo Santana, Psirico, Bell Marques, Duas Medidas, Rafa e Pipo, Aviões, Wesley Safadão, Solange Almeida, FitDance, Alok e Saulo.
O palco será equipado com 800 m² de LED e a Arena Daniela Mercury contará ainda com dois camarotes, feira criativa, posto médico, entradas com segurança, roda-gigante e praça de alimentação. A abertura dos portões acontecerá às 16h – exceto nos dias 31/12 e 1º/1, com abertura às 15h. Os grandes shows terão início às 18h30, com duração média de 1h30.
 
Estação – A capital baiana deverá receber até o mês da folia 2,4 milhões de turistas – um crescimento de 4,3% em relação ao verão passado, que movimentará R$3,9 bilhões na economia. A expectativa de ocupação hoteleira média até o primeiro bimestre de 2018 é de 70%, sendo 100% no Réveillon e na festa de Momo. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), do total de visitantes esperados para o Verão 2017/2018, 85% corresponde à demanda interna e os 15% restantes serão preenchidos pela chegada de estrangeiros.
SECOM 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *