NotíciasSalvador

Castramóvel estará no Cabula a partir desta segunda (04)

O Castramóvel, serviço itinerante de castração animal, estará a partir da próxima segunda-feira (04) no estacionamento da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), localizada na Rua Silveira Martins, 248 – Cabula, após percorrer nove bairros esse ano. O horário de atendimento é das 8h às 12h, com distribuição de 100 fichas por dia. A previsão é de que 600 animais sejam atendidos no próximo mês.
O cadastramento e triagem são realizados às segundas e terças-feiras. As intervenções cirúrgicas ocorrem às quartas, quintas e sextas-feiras. No dispositivo móvel, cada pessoa tem direito à castração de três animais por mês. O pet precisa ter entre seis meses e cinco anos de vida e, no caso de fêmea, não pode estar em período gestacional.
O objetivo da ação é o controle de natalidade e a reprodução descontrolada dos animais, evitando o abandono em via pública. “Quanto menos animais abandonados nas ruas, menos riscos de transmissão de doenças para os seres humanos. É importante sensibilizar a população que o abandono de animais é crime, e quem testemunha um animal sendo abandonado deve denunciar em delegacia de polícia” salientou o médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Aroldo Carneiro.
Segundo o especialista, é importante realizar a vacinação e castração como forma de prevenção da raiva, considerada a principal doença transmitida pelos bichos.
Histórico – Durante o mês de novembro, o Castramóvel ficou instalado no Espaço Axé, no bairro de Pau da Lima, onde realizou 365 cirurgias, sendo 225 caninas e 140 felinas. Neste ano, já foram feitos 5.449 procedimentos. Ao longo do ano, o equipamento atendeu bairros como Pau Miúdo, Plataforma, Paripe, Cajazeiras X, Imbuí, Mussurunga, Vale do Matatu, Calçada e Pau da Lima.
SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *