NotíciasSalvador

Castramóvel atenderá a região do Cabula a partir da próxima segunda feira (4)

Após percorrer nove bairros esse ano, o serviço itinerante de castração animal, o Castramóvel, estará instalado a partir da próxima segunda feira (4) no estacionamento da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), localizada na Rua Silveira Martins, 248 – Cabula.

O horário de atendimento é das 08h às 12h, onde são distribuídas 100 fichas por dia. O cadastramento e triagem são realizados às segundas e terças-feiras. As intervenções cirúrgicas ocorrem às quartas, quintas e sextas-feiras. No dispositivo móvel cada pessoa tem direito à castração de 3 animais por mês. O pet precisa ter entre seis meses e cinco anos de vida, no caso de fêmeas, não podem estar em período gestacional.

Segundo Aroldo Carneiro, médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o objetivo da ação é o controle de natalidade e a reprodução descontrolada dos animais, evitando o abandono em via pública: “Quanto menos animais abandonados nas ruas, menos riscos de transmissão de doenças para os seres humanos.  É importante sensibilizar à população que o abandono de animais é crime, quem testemunha um animal sendo abandonado deve denunciar em delegacia de polícia” salientou.

Segundo o especialista, é importante realizar a vacinação e castração como forma de prevenção da raiva, considerada a principal doença transmitida pelos bichos.

Histórico- Durante o mês de novembro, o Castramóvel ficou instalado no Espaço Axé, no bairro de Pau da Lima, onde realizou 365 procedimentos, sendo 225 caninas e 140 felinas. No total, em 2017, foram feitas 5.449, até o momento. A previsão é de que 600 animais sejam atendidos no próximo mês.

Ao longo do ano, o equipamento atendeu bairros como, Pau Miúdo, Plataforma, Paripe, Cajazeiras X, Imbuí, Mussurunga, Vale do Matatu, Calçada e Pau da Lima.ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *