Tecnologia

Facebook testa uso de selfie para confirmar login

Facebook está testando uma nova forma de comprovar a sua identidade sempre que você tentar fazer um login na plataforma. Em vez de captchas tradicionais, com combinações alfanuméricas ou clicando em imagens naquele esquema “não sou um robô”, a rede social passa a pedir que o usuário envie uma selfie.

A novidade começou a circular no Twitter e foi confirmada pelo próprio Facebook. Segundo consta, quando alguém tenta fazer login, uma mensagem solicitando a foto aparece na tela. “Por favor, envie uma foto sua que mostre claramente o seu rosto”, diz o aviso. “Nós faremos uma verificação e, então, apagaremos a foto permanentemente de nossos servidores.”

Ao Wired, o Facebook informou que essa nova verificação tem como propósito “ajudar a identificar atividades suspeitas em vários pontos de interação do site, incluindo a criação de uma conta, o envio de solicitações de amizade, a realização de pagamentos e a criação ou edição de anúncios.”

Ainda conforme o representante da rede social, a plataforma verifica tanto se a foto pertence ao dono da conta quanto se ela é de fato única (ou seja, se não é uma cópia de uma foto pública dentro da rede). Esta seria apenas mais uma medida de segurança testada pelo Facebook, que não quis revelar mais detalhes sobre o processo de verificação para evitar manipulações.

FONTE(S)

  • WIRED/NITASHA TIKU(Tecmundo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *