EsporteNotíciasSalvador

Dupla francesa é a primeira de regata transatlântica a chegar a Salvador

Sete dias, 22 horas e sete minutos após a partida da cidade de Le Havre, na França, para refazerem a antiga “Rota do Café” pelo Oceano Atlântico em direção ao Brasil, os primeiros velejadores da regata Transat Jacques Vabre chegaram a Salvador na manhã desta segunda-feira (13). A dupla de velejadores franceses Thomas Coville e Jean-Luc Nélias, a bordo do Sodebo Ultim’, foi a campeã da classe Ultim ao cruzar a linha de chegada às 7h59, horário local (8h59 no horário de Brasília). Eles fizeram uma média de 22,92 nós e mais de 1 mil km percorridos por dia. Com isso, torna-se uma marca histórica da competição – dois dias e duas horas mais rápido do que o barco Groupama, que realizou o mesmo percurso em direção à capital baiana em 2007.
Com partida realizada no último dia 5, a Transat Jacques Vabre, que conta com o apoio da Prefeitura de Salvador, envolve 38 embarcações e um percurso de 4.350 milhas náuticas – equivalente a 8.056 quilômetros terrestres. Participam desta edição do torneio velejadores oriundos da França, Japão, Reino Unido, Espanha, Suíça, Alemanha, Brasil, Angola, Itália e Omã. As disputas ocorrem nas categorias Class40, Multi50, Imoca e Ultime. Dentre os velejadores está o baiano Leonardo Chicourel que, ao lado do angolano José Guilherme Caldas, está a bordo do Mussulo 40 Team Angola Cables, na Class40.
A regata revive a antiga “Rota do Café”, quando navegadores de diversas partes do planeta deixavam o porto europeu rumo a algum país cafeicultor das Américas. O desfile de cores das embarcações contribui para a celebração dos 516 anos da Baía, originalmente chamada pelos índios tupinambás de Kirimurê, que significa “grande mar interior”, e que foi apresentada ao Velho Mundo no dia 1º de novembro de 1501 – Dia de Todos os Santos -, pelo navegador florentino Américo Vespúcio. Salvador já foi escolhida como destino final da regata nos anos de 2001, 2003, 2005 e 2007, e volta a receber a honraria após dez anos.
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) estima que cerca de 450 turistas internacionais visitem Salvador motivados pela regata, durante um período médio de permanência de 15 dias na cidade. A TJV vai gerar um movimento econômico de aproximadamente R$ 4 milhões.
Cultura e diversão – Entre 12 e 24 de novembro, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secult, recepciona a chegada dos velejadores, equipes, jornalistas e envolve o público baiano na Vila da Regata, com shows musicais, manifestações culturais, de gastronomia e receptivo. O espaço funciona das 17h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 12h às 22h, nos sábados e domingos. O espaço, que será aberto, vai possibilitar que as pessoas interajam com os velejadores e se divirtam com as atrações artísticas.
 
Economia náutica e turismo – A Prefeitura, reconhecendo o potencial da Baía de Todos-os-Santos, criou o Comitê de Náutico de Salvador, através do decreto n° 28.231/2016, do prefeito ACM Neto, com o objetivo de desenvolver ações para melhorar a infraestrutura e os serviços, qualificar os profissionais e empresas e atrair eventos nacionais e internacionais para a capital baiana.
A retomada da regata Transat Jacques Vabre, após dez anos, é consequência dessa articulação da Prefeitura iniciada com a promoção do primeiro Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento da Economia Náutica, realizado em novembro de 2016, no Yacht Clube da Bahia, quando os participantes abordaram assuntos como a Estratégia de Desenvolvimento da Economia Náutica de Salvador; Políticas públicas voltadas para o segmento náutico; e Mercado Náutico Brasileiro. Neste ano, o evento vai ser realizado a partir do dia 29 de novembro.
SECOM 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *