ItaparicaNotíciasOpiniãoVera Cruz

Transporte ineficaz de quem é a culpa?

Um grande entravo é o sistema de transporte que serve a Ilha de Itaparica nos dois municípios tanto em Itaparica como Vera Cruz, as reclamações são diversas e semelhantes para ambos municípios desde o sistema aquaviário ao terrestre.
O transporte aquaviário e administrado pelo governo do estado e fiscalizado pela AGERBA órgão que regulamenta os transportes marítimos e terrestres do estado, falando no aquaviário as empresas que fazem a travessia Salvador / Mar Grande e Salvador / Itaparica estão deixando muito a desejar sem dar um conforto aos usuários, tanto nas lanchas como nos ferry-boats um desrespeito total.
Já o rodoviário é uma situação muito complicada partindo do princípio que são dois municípios próximo um ao outro delimitado geograficamente, assim tornando o transporte intermunicipal fugindo então a responsabilidade do município, “O transporte na Ilha é feito por vans e micro-ônibus em sua maioria sucateados”, afirma usuários, os TÁXI dos municípios fazem linha como se fosse um transporte coletivo dificultando assim uma boa convivência entre usuários com os motoristas de vans.
Por sua vez a população tem a sua parcela de culpa no que se trata do transporte terrestre já teve nos municípios ônibus fazendo linha para Cacha Pregos, Jiribatuba, Matarandiba, e Itaparica, porém tiveram que fecharem as portas por conta da própria população que por sua vez optou pelo meio de transporte ineficaz existente na Ilha, mudar é preciso a Ilha já comporta um transporte de massa e uma regulamentação para os TÁXIS e uma fiscalização das prefeituras naqueles que são chamados de “clandestino”.

Visão Cidade

One thought on “Transporte ineficaz de quem é a culpa?

  • Sônia Santos

    O sistema de transporte aquaviário e terrestre é ineficaz. Assim como demais áreas que requer políticas públicas. MAS! Esse não é o propósito de nenhum dos governantes que aí estão. Pois com um olhar mais apurado, é fácil alcançar que para os políticos, é essa a tática, a estratégia de permanecer no poder. Pois o método do clientelismo tem dado aos mesmos, garantia de voto. Então por que haveriam de fomentar ações favorecendo o coletivo, se é cômodo e viável manter seus currais eleitoreiros?!?! Deixando as comunidades em total carência na área da saúde, com um HGI sem insumos, estrutura (UTI) e sem pagamento dos honorários dos funcionários. Com ineficácia nos transportes aquaviário, terrestres. Fragilizando a dignidade daqueles que dependem desses transportes para ir buscar o pão. Onde na ilha não há investimentos, não oferece condições de trabalho.. não oportuniza nada para os seus moradores. Além de trio elétrico em época das eleições. A intenção é essa mesma…. encurralar…. fragilizar…pois uma mente oprimida, não tem capacidade pensante.
    Como bem colocado nesta reportagem. Cabe a nós!! A cada um de nós,exercermos nossa cidadania. Antes que seja tarde demais. Está em nossas mãos.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *