Tecnologia

O que fazer quando o WhatsApp não exibe o nome de seus contatos

Um dos serviços de mensagens mais populares do mundo, o WhatsApp se destaca por sua simplicidade. O aplicativo permite iniciar novas conversas rapidamente por meio de sua sincronização com os contatos salvos no seu dispositivo. No entanto, em algumas situações os nomes das pessoas podem não aparecer corretamente no app, seja por conta de uma atualização ou por mudanças no sistema operacional.

Neste tipo de erro, o WhatsApp funciona normalmente, mas não exibe contatos. Em muitas situações, o serviço exibe os números de telefone no lugar dos nomes. Se este for o seu caso, o mais provável é que o celular tenha retirado a permissão para o aplicativo acessar a lista. Outra possibilidade é quando nem o número é mostrado. O Brasil Econômico preparou um pequeno passo a passo para ajudar a solucionar esse problema de acordo com uma dessas possibilidades. Confira:

O nome ou o número do contato não aparece no WhatsApp

Se este for o seu caso, é importante verificar se uma pessoa que está em sua lista realmente utiliza o app. Para isso, abra a área de contatos e, em seguida, selecione o nome dela. Ao abrir o perfil, o sistema operacional do seu dispositivo – Android, iOS ou Windows Phone – deverá exibir um ícone do mensageiro e de outros serviços que podem utilizar o número de telefone. Caso não aparecer, a pessoa pode não ter o app instalado ou o número pode ter sido cadastrado incorretamente.

O número aparece no WhatsApp, mas o nome, não

Outra possibilidade envolve as permissões do aplicativo. Entre as informações solicitadas pelo WhatsApp, está o acesso para a câmera e sua localização. Por diversos motivos, o sistema pode retirar a permissão para a lista, mesmo após a autorização. Para retomar esse acesso, abra a área de Configurações do seu dispositivo e selecione a área de “Aplicativos”.

Permissões para o WhatsApp e outros aplicativos podem ser revistas na área de configurações de seu sistema operacional
Reprodução

Permissões para o WhatsApp e outros aplicativos podem ser revistas na área de configurações de seu sistema operacional

Em seguida, escolha o item do mensageiro, toque em “Permissões do app” e habilite a opção de “Contatos”. A seção também permite ativar outras permissões, como microfone, SMS e telefone, mas o ideal é dar acesso somente ao que é relevante para seu uso do aplicativo.

No iOS, os aplicativos que têm acesso a esta informação são listados dentro do menu de “Privacidade”. Depois de dar a permissão para o WhatsApp, abra o menu de contatos – o ícone verde no canto inferior direito –, toque sobre o ícone de três pontos na barra superior e selecione a opção “Atualizar”. Se a alternativa der certo, os contatos deverão aparecer em poucos segundos.

Fonte: iG 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *