NotíciasSalvadorSaúde

Prefeitura realiza ações de prevenção e combate ao AVC

A obesidade continua sendo uma das principais causas para o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Mais da metade da população de Salvador, 53,8%, está acima do peso ideal. O índice de obesos registrados na capital baiana, de 19,9%, é superior à média nacional – 18,9% – de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Em alusão ao Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), lembrado em 29 de outubro, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde em parceria com a Rede Brasil AVC, a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB), e o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO), realiza uma série de atividades voltadas à orientação da população com uma equipe multiprofissional.

Programação – No sábado (21), das 8h às 11h, um “adesivaço” e mobilização social dá início à Campanha no Farol da Barra. No domingo (22), a população conta com atividades ao ar livre no Dique do Tororó, como alongamento e práticas integrativas, além da exibição do jogo Bahia x Vitória no telão.

Entre os dias 23 e 27 atividades educativas sobre prevenção e tratamento da patologia serão intensificadas nas unidades básicas, das 8h às 17h, para orientar o público. Já na quarta-feira (25), Agentes Comunitários de Saúde do Subúrbio, contam com capacitação, no Parque São Bartolomeu.

Uma palestra sobre o Acidente Vascular Cerebral ocorre no auditório do Hospital Geral Roberto Santos na quinta-feira (26). Uma ação no sábado (28), na Praça da Revolução, distribuirá materiais informativos para alertar a população local.

No domingo (29), Dia do Combate ao AVC, das 9 às 19h, em dois pontos da cidade: Magalhães Neto e Dique do Tororó, terá um “Stand AVC” ofertando serviços como aferição de pressão e orientações acerca do agravo.

Dados – Na capital baiana, de 2004 a 2014, dentre as Doenças do Aparelho Circulatório (DAC), as principais causas de mortes foram as doenças cerebrovasculares (32%), seguidas do Infarto Agudo do Miocárdio (19%) e doenças hipertensivas (13%), segundo o Boletim Epidemiológico Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) de 2015.

No ano passado, os dados preliminares registraram cerca de 1,2 mil óbitos em decorrência do AVC em Salvador, principal causa de morte entre as Doenças do Aparelho Circulatório.

ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *