NotíciasSalvador

Prefeitura lança programação da campanha Outubro Rosa

A cada ano, mil novos casos de câncer de mama são registrados em Salvador, que resultam em, aproximadamente, 80 mortes, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No entanto, quando diagnosticado no início, o câncer de mama tem 95% de chances de ser curado. Com foco na importância da prevenção, o prefeito ACM Neto lançou, nesta segunda-feira (2), a programação especial da Campanha de Mobilização Outubro Rosa, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Política para Mulheres Infância e Juventude (SPMJ), em parceria com a SMS e diversos outros órgãos municipais e entidades.
O lançamento ocorreu às 10h, na Praça da Mangueira, no bairro Cabula VI, onde o caminhão itinerante da SPMJ realiza o mutirão de mama, com atendimentos e exames clínicos até esta terça (3), das 8h às 16h. Além do prefeito ACM Neto, participaram da cerimônia de lançamento o vice-prefeito Bruno Reis, o chefe de Gabinete, João Roma, o secretário municipal de saúde, José Antônio Rodrigues Alves, a titular da SPMJ, Taíssa Gama e demais autoridades.
Na ocasião, o prefeito ressaltou a importância de conscientizar o público feminino sobre a necessidade da prevenção. “Nós desenvolvemos um conjunto de ações para mostrar às mulheres de Salvador que é possível ter acesso aos exames que dizem respeito à sua saúde, em especial a mamografia. As mulheres devem procurar a rede de saúde para fazer os exames, e assim, se prevenir para evitar problemas futuros mais sérios. Com isso, aproveitamos o Outubro Rosa para ajudar a salvar vidas”, disse.
Para a titular da SPMJ, Taíssa Gama, as ações chamam a atenção das mulheres para os cuidados e atenção à saúde. “Às vezes, fazemos o exame e nos esquecemos de continuar a realizar o procedimento regularmente. Por isso, queremos mostrar a importância de realizar tanto a mamografia como o exame de colo de útero com regularidade para que possamos diminuir o número de câncer nas mulheres, que está por trás da maioria das mortes de mulheres hoje”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, José Antônio Alves, lembrou que a rede municipal dispõe de 160 postos nos 12 distritos sanitários que realizam atendimentos voltados para a prevenção do câncer de mama e de colo do útero. “A ideia aqui é fazer uma ampla campanha de divulgação dos serviços que são ofertados nos postos de saúde e explicar às mulheres, nessa forma dinâmica de campanha, os autocuidados que elas devem ter”, disse Alves.
O secretário lembrou ainda que é preciso perder o medo de realizar a mamografia. “Todos os anos marcamos dezenas de milhares de mamografias, mas apenas 50% das mulheres comparecem. Os equipamentos estão bem melhores e não há expectativa de dor. É muito importante fazer. Com isso, damos um grande passo porque o câncer de mama, quando detectado precocemente, tem condições de ser cirurgiado e de ter uma resposta positiva”, complementou.
A campanha Outubro Rosa tem como madrinha a servidora da prefeitura, Katiana Grimaldi, de 56 anos, que após receber o diagnóstico, conseguiu vencer a doença. “Eu descobri a doença em 2015 por meio do exame de toque, por isso, digo que é importantíssimo fazer esse procedimento. Foi difícil, mas se você focar na cura, nada é impossível. Toda a dificuldade que eu tive não tem importância, o que foi mais importante para mim foi a cura”, conta a servidora, que passou por quimioterapia, cirurgia e radioterapia até concluir o tratamento.
Caminhão Itinerante – A Campanha Outubro Rosa está centrada em sete ações que serão desenvolvidas durante todo o mês de outubro. Uma delas é o caminhão itinerante para prestação de atendimentos e exames, que estará presente em 14 bairros de Salvador até o dia 31 de outubro, sempre das 8h às 16h. Nesta segunda e terça-feira, o caminhão está no Cabula VI, segue para Campinas de Pirajá (04 e 05), Vale do Matatu (06 e 07), Subúrbio (09 e 10), São Cristóvão (11 e 12), Bosque das Bromélias (no dia 13), São Marcos (14 e 16), Iguatemi (17 e 18), Ondina (19), Pituaçu (20 e 21), Itapuã (23 e 24), Cidade Baixa (25 e 26), Cajazeiras (27 e 28) e Dique do Tororó (no dia 29). Veja endereços em anexo.
Sala Rosa – Entre os dias 02 e 06, e, posteriormente, de 09 a 11 de outubro, a ação SPMJ Itinerante na Sala Rosa levará à população palestras de autocuidado das mamas, tabagismo e saúde bucal. O evento ocorre no Shopping Center Lapa em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a empresa Odonto System, das 9h às 16h. Também serão ofertados serviços de aferição de pressão arterial, orientação nutricional e sobre doenças sexualmente transmissíveis, a exemplo da AIDS, entre outros serviços.
Palestra – Já nesta quarta-feira (6), a abertura das atividades ocorre às 14h, pela secretária Taíssa Gama, no auditório do Parque Social. Em seguida, a temática será abordada através da palestra: “Conhecer Para Prevenir o Câncer de Mama”, ministrada pela médica oncologista da Clínica AMO, Vanessa Dybal. O dia ainda contará com o depoimento de duas mulheres em processo de tratamento do câncer, do Instituto Vencendo o Câncer (IVECAN), e com uma ação coletiva de plantio de mudas de ipês rosa nas sementeiras. A banda Jamil fará um show intimista, às 16h, no Parque da Cidade. A entrada do show será um quilo de alimento não perecível (feijão, arroz ou açúcar), que será doado ao Hospital Aristides Maltez, especializado em câncer.
SPMJ Itinerante – A ação vai ofertar palestras sobre autocuidado das mamas em nove locais da cidade, até o dia 31 de outubro. O primeiro evento está marcado para ocorrer na terça-feira (3), na Prefeitura-Bairro Cajazeiras, das 14h às 16h. Outros bairros como Mussurunga, Fazenda Coutos, Federação e Pau da Lima também receberão a ação.
Quinta Temática – A iniciativa que promove, sempre na última quinta-feira do mês, debates sobre temas relacionados à mulher e seu empoderamento, vai tratar de “Autocuidado das mamas” e “Saúde Bucal” nesta edição especial. O evento será realizado no auditório do Instituto de Previdência do Salvador (PREVIS), na Avenida Joana Angélica, das 8h às 12h. A enfermeira Séfora Caroline Reis de Oliveira e a Dra. Maria Isabel Regueira ministrarão as palestras.
Passeio Ciclístico – Tradicional na programação, ocorre mais uma vez o passeio ciclístico promovido pelo Salvador Vai de Bike no Dia de Mobilização de Combate ao Câncer de Mama. O evento ocorre no dia 29 de outubro, no Dique do Tororó, das 7h às 12h. Além do passeio, o público presente poderá contar com feira de serviços, uma ação de abraço simbólico e plantio de mudas de ipês.
Estandes – O Shopping Salvador e a Estação da Lapa também receberão estandes compostos por um espaço para autocuidado da mama, encaminhamento e triagem, com acompanhamento de enfermeiros e estudantes de enfermagem, além da disponibilização de totens informativos sobre o câncer de mama e de colo de útero. Os estandes permanecerão nos locais entre os dias 2 a 31 de outubro.
SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *