Meio Ambiente

O mundo precisa de CEOs com propósito

“Empreender é devolver para a sociedade aquilo que lhe foi tirado” está foi certamente uma das melhores frases que escutei nos últimos tempos, e também uma das mais conscientes que foi dita em um evento de Sustentabilidade. O evento “CEO com propósito” realizado hoje em São Paulo, foi onde essa frase foi dita. Mas vejamos o que o Chief Executive Officer, ou em outras palavras e em tradução livre, o presidente ou fundador de uma empresa tem a ver com a reflexão deste tema tão em voga ultimamente que é o propósito?

Lembremos que propósito em linhas gerais é a uma força motora que nos move em direção a algo, uma realização ou um designo. A palavra propósito vem do latim proposĭtum, intenção, intento. Pois bem, historicamente desde que as corporações vieram ao mundo certamente elas têm um propósito. A questão aqui latente é que historicamente o grande propósito das empresas tradicionais é gerar lucro aos acionistas. No entanto, o evento nos fez lembrar que quando pensamos nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e em Sustentabilidade faz com que readequemos a lente do capitalismo.

É uma nova, velha lente para enxergar os negócios. Explico-me, velha porque a Sustentabilidade da forma como discutimos hoje, vem sendo globalmente discutida desde a Comissão Brundtland do relatório “Nosso Futuro Comum” em 1987, assim o tema definitivamente é antigo. No entanto nova lente, porque como diria Aldoux Huxley em tempos difíceis “o óbvio deve ser reforçado”. E eu diria reforçado, revisto, revisitado, para que as pessoas lembrem o que precisa ser feito, como é possível ser feito e, principalmente, se empoderem de que é preciso ser feito.

Como bem disse Denise Hills, há dois grandes momentos em nossa vida “o dia em que nascemos e o dia que descobrimos para que nascemos”, ou seja, qual o nosso propósito na vida. Assim, o evento apresentou histórias de grandes empresas que em algum momento se vincularam a pequenas startups da nova era que já nascem com o propósito, o objetivo maior, de gerar lucro a partir de uma causa social ou ambiental que possa mudar o mundo para melhor.

E que somente pelo propósito deste nosso bem comum, deste nosso futuro comum, se tornaram os grandes empreendedores e realizadores que são hoje. O evento nos mostra portanto, não o futuro, mas o presente, dos negócios de sucesso, que nascidos do propósito de fazer a diferença no planeta e na sociedade, se tornam também economicamente viáveis e exitosos aos olhos de todos.

Liliane Rocha – É CEO da Gestão Kairós – consultoria especializada em Sustentabilidade e Diversidade. Autora do livro “Como ser um líder inclusivo”. Mestre em Políticas Públicas pela FGV, MBA Executivo em Gestão da Sustentabilidade na FGV, Especialização em Gestão Responsável para Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral, MBA em Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, graduada em Relações Públicas na Cásper Líbero. (Envolverde)

Mais informações sobre Liliane no site:www.gestaokairos.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *