ItaparicaNotíciasOpinião

Itaparica: Entrevista com o Secretário de Obras e Infraestrutura

Entrevistamos o senhor Vinicius Santana que é Secretário de Obras e Infraestrutura do município de Itaparica que falou como encontrou o município, sobre os recursos para realizações das obras,sobre os pedidos do itaparicano em relação a recuperação de ruas e as revitalizações a serem feitas,sobre a coleta de lixo com implantação da coleta seletiva projetos que vão impactar o município, além de deixar uma mensagem de muito otimismo para o futuro de Itaparica

VC. Como se encontra o município no que se refere a obras?

R. Encontramos na cidade um verdadeiro cemitério de Obras inacabadas em várias localidades do município.São Unidades Básicas de Saúdedo Marcelino e Alto das Pombas; Quadra Poliesportiva do Marcelino; A Escola de 06 salas no Mocambo, que custou mais de 800 mil aos cofres públicos está abandonada; Escola Creche Pro infância do Marcelino; Pavimentação da Rua do Marcelino sem ter sido entregue; todas inacabadas construídas com dinheiro dos cofres públicos e que hoje estão entregues ao abandono. A Administração atual já conseguiu identificar as causas da paralisação das obras, está tomando as providencias cabíveis junto aos órgãos de controle, bem como já foi feito levantamento de forma criteriosa e minuciosa para licitar a conclusão das obras.

VC. De onde vem os recursos para as realizações das grandes obras do município?

R. Os recursos são provenientes do Governo Federal, Estadual e contrapartida do Município com recursos próprios.

VC. As comunidades reclamam dos maus tratos com as ruas do município. Quais as ações a serem tomadas para reverter esse problema?

R. Estudos de Levantamento Topográficos, já estão sendo realizados em diversas ruas e localidades do município, com intuito de licitar a contratação de empresa para execução de serviços de recuperação de pavimentação nas principais vias urbanas do município.

VC. Como está o andamento da recuperação dos espaços públicos?

R. Com a finalização dos estudos topográficos que estão sendo realizados, o município em parceria com a UPB – União das Prefeituras da Bahia, através da Coordenação de Engenharia, estará desenvolvendo diversos projetos de infraestrutura e requalificação de diversas praças e outros espaços públicos no âmbito do município.

VC. Quais as ações para a revitalização da orla do município?

R. A orla de Itaparica ganhará em breve novo visual. A prefeitura vem buscando recursos provenientes dos Ministérios do Turismo, da Integração Nacional, Cidades e do Governo do Estado, para revitalização das praias de Ponta de Areia,Amoreiras, Forte São Lourenço e Boulevard, bem como urbanização de trechos e construção de novas ciclovias. As ações vão resgatar a orla marítima como belíssima atração natural do Município.

VC. Como está sendo feita a coleta do lixo?

R, Hoje, o lixo é coletado bruto sem separação e transbordado até o aterro sanitário que fica localizado no Município de Vera Cruz. O transporte é feito pela empresa terceirizada ARQTEC.Toda a população do município é atendida pelo serviço de coleta regular de resíduos domiciliares e públicos.Os maiores geradores são as residências. Todos os rejeitos e resíduos são encaminhados para o aterro controlado de Vera Cruz.

VC.1. E sobre a implantação da coleta seletiva no município?

R. O município, por meio da Prefeitura e de sua Secretaria de Obras e Serviços Públicos, já vem discutindo modelo de projeto de Coleta Seletiva a ser implantado no município.

Estudos estão sendo feitos, analisando e avaliando quais os materiais e equipamentos que devem ser comprados ou adaptados, tais como lixeiras, fragmentadoras, balanças, adesivo, sacos plásticos e outros materiais planejados;

As informações principais de como vai funcionar, deve posteriormenteser passadas na realização de palestras, onde todos serão dotados de informações de todo o funcionamento.

VC. A conscientização da população municipal para o descarte do lixo tem tido orientação?

R. Estamos criando um Espaço de Educação Ambiental, o qual servirá de ambiente para a realização de palestras, mostras de vídeo, oficinas, entre outras a população municipal.

VC. Como está se preparando o município para a alta estação já que é visível o aumento da população e para a coleta do lixo?

R.Com a proximidade da alta estação, as ações vão ser intensificadas para que os resíduos produzidos pelos veranistas nas praias do município, não agridam o meio ambiente.

A Prefeitura de Itaparica vai empreender uma série de ações para receber melhor os visitantes e promover diversão aliada à sustentabilidade. Nosso objetivo é de lançar o Programa Itaparica Mais Limpa, Segura e Sustentável, que inclui diversas frentes de trabalho. O objetivo é garantir um verão com segurança e consciência ambiental.

VC. Animais nas ruas e ao longo das rodovias quais as soluções para curto, médio e longo prazo?

R. A prefeitura estará em breve realizando campanha para combater o abandono de animais nas rodovias. O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a guarda responsável, alertando que abandono de animais é crime, previsto na Lei Federal 9.605/98.

Para isso, a prefeitura distribuirá panfletos informativos em alguns pontos da cidade.

VC. Quais os projetos para impactar o município no setor de obras e uma grande realização para o município?

R. Conclusão da Creche Proinfância na localidade do Marcelino; Conclusão das Unidades Básica de Saúde da Localidade de Alto das Pombas e Marcelino; Conclusão das Obras da Quadra Poliesportiva Coberta na Localidade de Marcelino; Requalificação das Praças de João Ubaldo e Amoreiras; Requalificação da Praça de Campo Formoso; Criação do Portal da Cidade; Melhorias no Sistema de Drenagem; Construção do Cais de Contenção da Praia de Ponta de Areia em Amoreiras; Construção de Quadras Esportivas; Pavimentação das Ruas de Mocambo; Pavimentação da Misericórdia; Construção da CAPS e Academia da Saúde na localidade de Alto das Pombas; Construção de Ciclovia em todo trecho da praia de ponta de areia, entre outros.

VC. Quem é o secretário e qual o alvo e perspectivas para o município? Deixe a sua mensagem.

R. A falência continua na administração da coisa pública contamina a relação vindoura e o pós jogo de poder e interesses de desenvolvimento entre o estado democrático verdadeiro e os interesses especulativos dos poderosos grupos financeiros em qualquer lugar do planeta.
Sou Vinicius de Jesus Santana, natural de Rio Real, 32 anos. Minha formação é em Gestão Publica, Controle Administração Pública pelo Tribunal de Contas da União, Gestão Tributaria e Financeira, Diretor de Contabilidade, Auditor de Controle Interno, Superintende de Planejamento, Controlador Interno, Secretário de Administração, Secretário de Finanças com atuação nos municípios de: Rio Real – 2005/2007, Acajutiba – 2007/2008, Muniz Ferreira – 2009/2010, Amélia Rodrigues – 2010, Governador Mangabeira 2009/2012 – 2013/2016, Salinas da Margarida – 2013/2016, Satiro Dias – 2013/2016, Formosa do Rio Preto – 2016 e Vera Cruz – Nov/2015/Dez/2016.

 

Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *