ItaparicaMunicípiosNotícias

Itaparica: 186 anos viva o povo itaparicano

Política é mesmo um importantíssimo objeto de estudo, principalmente para os Sociólogos, que se incumbem de analisar as relações interpessoais e, também, as interações entre orador e ouvintes.
Hoje fiquei deslumbrado com os discursos do Vereador Jorge de Dadinh; da Deputada Fabíola Mansur; e da Prefeita Marlylda… A harmonia entre os propósitos, a força de cada discurso e a desenvoltura de cada político – que arrancaram aplausos calorosos do volumoso público presente às atividades cívicas em comemoração aos 186 anos de Emancipação Política de Itaparica – prenderam a atenção e todos.
Mas o que mais me encantou, e certamente a quem prestou atenção amiúde, foi a leveza da fala da Prefeita de Itaparica, o encadeamento lógico, a fluência ao lincar diferentes assuntos e se dirigir com cordialidade, cortesia e elegância a cada autoridade e ao público em geral, fazendo questão de mencionar o nome de cada Vereador, inclusive dos que não se fizeram presentes.

Marlylda, se não escolheu nascer para ser professora e oradora, foi escolhida pelo Princípio Criador (DEUS) para tal missão. Como Prefeita, ela tem desempenhado com zelo e responsabilidade a missão que o Povo Itaparicano lhe confiou.
Confesso que estou encantado com a desenvoltura e com a simetria entre a fala e a ação da Primeira Mulher Chefe do Executivo de Itaparica.
Não se trata de rasgar seda, mas de reconhecer na humildade de quem chama a oposição para se juntar a ela, pensando no bem comum, num projeto macro de assistir povo e município, ao mesmo tempo, em um desejo de vê-los em sintonia sob sua liderança.
Analisar tudo isso é trazer para o debate, também, e principalmente, o que outros políticos têm, levianamente, falado sobre a Prefeita. Natural que isso aconteça, pois, quando falta argumento na discussão, recorre-se a gritos ou a meias verdades.
Voltando ao cerne, o brilho nos olhos e a serenidade na face da plateia são provas da interação do ouvinte com o orador; foi o que se viu (o que vi) hoje, 25 de outubro de 2017, em Itaparica.
A aula de emancipação individual proferida pelo Vereador e Guarda Municipal Jorge; a demonstração do empoderamento da Mulher, na fala de Mansur; e a amplitude do conhecimento de causa exposta por Marlylda, foram suficientes para despertar no íntimo dos Itaparicanos a certeza de estarem sendo representados pelas pessoas certas, no tempo certo, no lugar certo.
Longe de buscar unanimidade, a intenção de qualquer comentário no sentido da presente síntese é a de apresentar uma lógica política, afastando quaisquer incoerências, ignorâncias ou imbecilidades.
Viva Itaparica! Viva o Povo Itaparicano!
Zéu Barbosa
(ASCOM)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *