NotíciasSaúde

Hospital Roberto Santos recebe doadores de sangue a partir desta terça

omeça, nesta terça-feira (17), mais uma edição da campanha ‘Amigos do Roberto Santos’ de doação de sangue. Pelo segundo ano consecutivo, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, promove a ação com o objetivo de otimizar o cronograma de cirurgias eletivas, melhorar o tratamento de doenças hematológicas e renais e, principalmente, garantir que não faltem bolsas de sangue para as unidades de urgência e emergência. Desta vez, o Hemóvel ficará na instituição até o dia 20 de outubro (sexta-feira).

Para atender às diversas demandas que chegam à Agência Transfusional do Hospital Geral Roberto Santos (AT-HGRS), são necessárias, no mínimo, 50 bolsas de sangue, ao dia. Atualmente, o hospital funciona com 1/5 desse número, tornando recorrentes as remarcações de cirurgias eletivas, mesmo quando todos os outros critérios para realização dos procedimentos são atendidos.

Maior hospital público do Norte e Nordeste, o HGRS é referência em neurocirurgia, cirurgia geral, vascular, clínica médica, nefrologia, gestação de alto risco e hemorragia digestiva, entre outras especialidades. A instituição tem média mensal de cinco mil atendimentos nas unidades de urgência, oito mil no ambulatório, 600 procedimentos cirúrgicos e 550 partos.

“Se considerarmos que uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas, com o apoio de toda população baiana, acreditamos, então, ser possível reduzir consideravelmente a fila e o tempo de espera daqueles que, na atual conjuntura, aguardam há meses por cirurgias e/ou tratamentos específicos”, avalia o diretor-geral do HGRS, José Admirço Lima Filho.

Cadastro 0106

Para facilitar o processo, o HGRS e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) oferecem mais uma ferramenta para os voluntários que têm interesse em ajudar o complexo hospitalar. Trata-se do cadastro de número 0106, que leva o nome ‘Amigos do Roberto Santos’.

Hemóvel no HGRS

Entre os dias 17 e 20 de outubro, os candidatos à doação de sangue podem comparecer ao Hospital Roberto Santos para participar da campanha. Nesse período, o ônibus do Hemóvel ficará estacionado em frente ao auditório central da instituição, onde a equipe fará coleta de material e cadastro de medula óssea, sempre das 8h às 17h.

Requisitos básicos

O cidadão que deseja doar sangue precisa se apresentar ao ponto de coleta portando documento original com foto e ter entre 16 e 69 anos de idade. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. O candidato também deve pesar acima de 50 quilos, estar bem descansado e alimentado, não fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *