GeralNotícias

Aplicativo vai ajudar pilotos a gerenciar planos de voo

Pilotos civis e militares terão uma nova ferramenta para elaborar, validar, enviar e atualizar dados de plano de voo pela internet. Isso será possível por meio do aplicativo FPL BR, que será lançado pela Força Aérea Brasileira (FAB), nesta segunda-feira (23), com versões para as plataformas iOS e Android.

A intenção, de acordo com o tenente-coronel aviador Ricardo Barbosa, da Divisão de Operações da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), é que o aplicativo atenda às principais necessidades dos pilotos. “Uma delas é a mobilidade. A ferramenta permite apresentar um plano de voo de qualquer lugar, de maneira prática e segura, utilizando seu smartphone, sem a necessidade de se deslocar até uma Sala de Informações Aeronáuticas, além de acompanhar o status da aprovação do plano de voo em tempo real”, diz.

Por meio FPL BR, o piloto poderá consultar o plano de voo completo (PVC) e simplificado (PVS), ver mensagens de atualização relacionadas a modificação (CHG), cancelamento (CNL) e atraso (DLA).

O aplicativo também permite ver e receber notificações sobre a aprovação ou a reprovação das mensagens enviadas. O usuário poderá atualizar o cadastro no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) e gerenciar os dados pessoais.

Outros órgãos fiscalizadores estão integrados no aplicativo, como a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeronáutica (INFRAERO) e a Assessoria para Assuntos de Tarifas de Navegação Aérea (ATAN).

Fonte: Governo do Brasil, com informações da FAB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *