NotíciasOpiniãoTurismoVera Cruz

Vera Cruz: Exclusiva entrevista com o Secretário de Turismo

Visando elevar o nome do município de Vera Cruz em um seguimento turístico e buscando entender que o município tem um potencial de grande valor para se transformar em um pólo turístico entrevistamos o Secretário de Turismo do Município o senhor Luiz Henrique do Amaral, onde declarou como encontrou e quais as perspectivas para a sua pasta.

VC. Como foi encontrada a Secretaria de Turismo no município?
R. Em termos de estrutura física e equipamentos em estado caótico e com quase nenhum acervo de informações disponível. Mas como disse nosso Prefeito Vinicius desde o primeiro dia de gestão, não estamos aqui para reclamar e sim para trabalhar!

VC. O que já foi feito pelo turismo municipal nos últimos sete meses?

R. Definimos logo de início com o Prefeito Vinicius o nosso Plano dos 100 dias, voltado para estudos e análises da situação da realidade do turismo, cultura e esporte. Realizamos reuniões setoriais de cultura, turismo e esporte.
Foi criada a Eventur, autarquia para captação de recursos e para a promoção de eventos e do turismo na cidade. Inaugurando assim um modelo de gestão transparente e inovador abrindo novos horizontes de alavancagem de recursos e patrocínios em Vera Cruz.
Na sequência se firmou o desafio de realizar a maior e melhor festa de encerramento do verão da Bahia em Vera Cruz, o Festival Cultural e Musical Bye Bye Verão. O sucesso do evento atingiu nosso objetivo de proporcionar visibilidade local, estadual e nacional ao nosso destino turístico e cultural, inserindo no calendário de festas do Estado da Bahia e chancelando o município como um destino de lazer e entretenimento. Foram mais de trinta horas de música e cultura divididas em três dias, 14 atrações musicais e culturais para um público de mais de 30 mil pessoas, se divertindo em paz e com segurança.
Iniciamos o trabalho de representação institucional e parcerias estratégicas para inserir Vera Cruz nos maiores e mais significativos fóruns de Turismo e Cultura regionais, estadual e federal. Conquistamos espaços e assentos importantes no Fórum Estadual de Turismo, na Câmara de Turismo da Baía de Todos os Santos, no Conselho Nacional de Turismo, fortalecimento da presença no Mapa do Turismo Brasileiro, participação na ANSEDITUR Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Municípios Turísticos, Programa Municípios Culturais e ao Sistema Estadual de Cultura da Bahia.
Realizamos o ForroMar na Barra do Gil em comemoração ao São Pedro com apoio da Bahiatursa.
Atualmente estamos em plena execução do projeto Políticas Públicas para o Turismo em Vera Cruz com apoio do Sebrae. Trazendo um modelo de estruturação de governança público privado em uma construção conjunta muito promissora, em bases sólidas e com olhar bastante ampliado sobre as potencialidades turísticas e culturais.
Atuamos estrategicamente junto a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia visando potencializar as ações do Prodetur em nosso município.
E como a atividade do turismo tem forte característica transversal, as ações da gestão do Prefeito Vinicius como o Praia Limpa, a retirada de animais soltos na pista, a Operação Banho de Luz, a belíssima Praça de Mar Grande, nosso cartão postal, e a Praça de Baiacu com lazer infantil são também diferenciais positivos que vão construindo uma nova história. Destino turístico é bom quando o lugar é bom para o seu morador!

VC. O que pode ser feito a curto, médio e longo prazo para melhor R. implementar o turismo do município?

R. Já estamos atuando fortemente nas ações e promoções do destino para o Verão 2017/2018.
A curto prazo seguimos com nosso foco estruturante, mapeamento e inventário turístico cultural, e levantamento das demandas na área de qualificação e melhoria do ambiente de negócios.
Em médio prazo estaremos formatando e disponibilizando roteiros turísticos de Vera Cruz além do chamado turismo de sol e praia, explorando as enormes riquezas ambientais, culturais, históricas, religiosas, artesanais, náuticas, esportivas, aventura e etc. Além de projetos educacionais, sociais e econômicos envolvendo diversas secretarias da gestão em trabalho integrado.
A longo prazo teremos foco na promoção, comercialização e consolidação de Vera Cruz como destino turístico.
04.Com uma Baía considerada a mais linda do mundo, quais as alternativas a serem adotadas para o turismo náutico?
Nesta área os desafios são enormes, exatamente porque as potencialidades são gigantes.
Temos o privilégio de estarmos situados na segunda maior baía navegável do mundo, que possui condições climáticas muito mais favoráveis que possibilitam sua utilização praticamente no decorrer de todas as estações do ano.
Toda a matriz cultural, histórica e econômica de Vera Cruz nasceu e se desenvolveu nas águas desta Baía de Todos os Santos. Precisamos contar e nos orgulhar dessa imensa riqueza patrimonial.
Na prática se faz necessário resgatar os Saveiros, a cultura da pesca em seus diversos modos e tradições, a tradição do Jaburu Iate Clube, dentre tantos outros mananciais e principalmente buscar investimentos em parcerias público-privadas para dotar o litoral de equipamentos e infraestrutura adequados.
O Prodetur virá atuar de maneira estruturante com foco náutico e cultural por toda a Baía de Todos os Santos. Estamos ajudando o Estado a construir este modelo.

VC. A Contra Costa é rica em trilhas e com o seu bioma natural e a sua maricultura com o enriquecimento natural quais os planos?

R. Estamos promovendo a estruturação de um modelo de gestão e governança que se aplica a todas as potencialidades de Vera Cruz de forma inovadora e ousada. Em resumo, os planos para a contra costa seguem o mesmo modelo das demais localidades visando proporcionar um ganho de escala para todo o território.

VC. Como o município tem se preparando para entrar definitivamente entre as cidades turísticas do estado?

R. Conforme já tivemos a oportunidade de descrever logo acima, com nossas visões de curto, médio e longo prazo. Com a adição do principal elemento, o ser humano que habita e possui identidade com este lugar mágico.
E vale ressaltar, estamos nos preparando para estar entre os principais destinos mundiais do turismo. Ousadia não nos falta e Vera Cruz tem todos atrativos que encantam e proporcionam vivências, exatamente o que todo turista busca em suas viagens nos tempos de hoje.

VC. A cultura do veraneio é uma potencial fonte de renda para o turismo municipal como atrai-los ?

R. Outro grande desafio este! Precisamos entender, explorar e agregar valor as demandas do veranista, porque hoje eles praticamente consomem muito pouco e se utilizam dos serviços públicos fortemente. Essa conta não fecha, pois não há estrutura que suporte o inchaço sazonal que temos atingindo cerca de 4 a 5 vezes a população de Vera Cruz.
Temos que mapear, identificar e incentivar o desenvolvimento do comércio, dos serviços e dos prestadores de serviço a atuarem de forma profissional gerando emprego e renda. Pois a demanda existe, basta atendê-la.

VC. A cultura, o esporte e o lazer são seguimentos atrelados ao turismo, como estão esses seguimentos na indústria que é o turismo?

R. Todos integrados e interagindo fortemente, em diversos casos chega até ser muito difícil a separação desses segmentos. Pois atuam em conjunto e são importantes instrumentos de desenvolvimento e consolidação do destino turístico.
Esta complexidade e principalmente esta pluralidade que temos aqui em Vera Cruz nos torna um destino especial com diversos segmentos de atuação.

VC. O serviço de hospedagem é um dos mais importantes para essa cultura quais os investimentos junto às empresas do setor?

R. Estamos em negociação com o Banco do Nordeste no sentido da abertura e facilitação do acesso ao crédito de forma mais adequada e direta ao perfil do empresariado deste setor.
Neste quesito a iniciativa privada é a grande mola propulsora da oferta de hospedagem, cabe ao poder público dotar o município de infraestrutura e capacidade de atração de investimentos para que esta atividade empresarial tenha um bom ambiente de negócios.

VC. Uma palavra de esperança para o povo do município e para a Bahia.

R. Temos enorme riqueza patrimonial, cultural e histórica ao nosso dispor, enquanto diversos destinos turísticos famosos tiveram que ser inventados. O que aumenta a nossa responsabilidade, porque só depende de cada um de nós fazendo a sua parte, de forma comprometida. Entendendo que toda a cadeia produtiva do turismo é totalmente interligada, não adianta comer deliciosamente bem no restaurante e não ter o que e onde visitar para conhecer, não dispor de conforto para dormir, etc.
É preciso entender e incorporar a magnitude desta belíssima atividade econômica e cultural que se chama Turismo, aliar o prazer, a alegria, a harmonia com profissionalismo sem congelar o lado humano. Enfim, gostar de gente, de receber pessoas, de interagir com outras culturas aprendendo e ensinando numa permanente troca. E ainda ganhar dinheiro com isso de forma honesta e justa!

VC. Que é o Secretário de Turismo, os seus objetivos e alvos para o turismo municipal? Deixe a sua mensagem

R. A parte estratégica e operacional ja foi amplamente discutida onde os objetivos e alvos para o turismo foram colocados claramente.
A mensagem que gostaria de compartilhar é de que cada um de nós traz consigo a semente da transformação nos cabe o plantio em terreno fértil e sempre muito bem cuidado para florescer.
Atitude, participação, comprometimento são palavras de ordem desse novo momento.
Vamos juntos construir uma nova história!
Forte abraço!
Luiz Henrique do Amaral
SECULTE
Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte Vera Cruz

 

Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *