EducaçãoNotíciasOpiniãoVera Cruz

Exclusiva Vera Cruz: Entrevista com o Secretário de Educação Municipal

O site Visão Cidade entrevistou o Secretário de Educação Municipal de Vera Cruz com o objetivo de levar ao conhecimento dos vera-cruzense as diversas formas em que o município tem e vem desenvolvendo na pasta, mostrando como foi encontrada, o que tem sido feito e o que tem a ser realizado pela atual gestão.

VC– Como foi encontrada a educação municipal?
R. A Educação no município de Vera Cruz foi encontrada com muitos problemas estruturais, unidades de ensino que não tinham nenhuma condições de iniciar as aulas , carência de mobiliários, escolas de educação infantil sem autorização do conselho municipal de educação para funcionamento, diversos pedidos de enquadramento e mudança de nível de docentes e não docentes , ausência de manutenção dos veículos escolares.

VC. Quantas escolas tem o município no básico e no fundamental?
R. A educação básica é formada da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; em Vera Cruz, temos na educação infantil turmas em 21 escolas; no fundamental I ( 1º ao 5 º ano) 28 escolas, no fundamental II ( 6º ao 9º ano) 8, sendo 3(três) estadual e no ensino médio 2 ( duas).

VC. Quantas escolas já foram reformadas?
R. Foram reformadas ate hoje 13 e 2 encontram-se em fase de conclusão, perfazendo um total até o mês de setembro de 15 escolas completamente reformadas.

VC. Quantos alunos tem a rede municipal?
R.Hoje tem registrado no censo escolar em torno 7300 alunos.

VC. A integração entre a educação, cultura e social .Quais são os ganhos para o município?
R. Os ganhos são imensuráveis nessa integração, pois conseguimos alinhar a história do município por meio de ações educativas , socializando os indivíduos que estavam em grande vulnerabilidade social em palestras, jogos, desfiles, apresentações com os saberes da comunidade que estavam meio adormecidos e foram reacendidos com essas práticas na própria comunidade em buscar sua origem e sua história.

VC. A família e a escola. Como tem sido essa integração para evitar a evasão escolar?
R. Hoje a relação entre a família e a escola tem sido mais acolhedora e participativa, pois diversas atividades e encontros promovidos pela educação nas escolas tiveram a presença maciça de pais ou representantes. Um dos maiores exemplos foi a etapa final do soletrando onde o pai de cada finalista fez questão de prestigiar seu filho e no desfile comemorativo da emancipação política e também no nosso grandioso festival de quadrilhas juninas onde os pais aplaudiam e dançavam do lado de fora das apresentações de cada escola.

VC. A escola em tempo integral .Qual a perspectiva para o município, quantas são as unidades escolares contempladas e quantos alunos?
R. A perspectiva da gestão é chegar em 2018 com 50% das escolas em tempo integral; hoje oferecemos educação integral a mais de 3000 alunos da creche ao ensino fundamental.

VC. O corpo docente,como tem sido o desenvolvimento crescente no ganho de qualidade no ensino?
R. Hoje o ganho do corpo docente na qualidade do ensino está pautado nos encontros de formações continuadas e planejamento que acontecem quinzenalmente na educação infantil e fundamental I e nos encontros mensais no fundamental II , além de estar em andamento o processo para enquadramento de mais de 70 professores e mudança de nível para mais de 30 professores.

VC. O funcionalismo tem correspondido positivamente ao crescimento educacional do município?
R. Pode-se dizer que o funcionalismo tem correspondido de forma muito positiva às nossas demandas, têm sido incansáveis e muito comprometidos com o que estão fazendo.

VC. As ações culturais do município estão sendo feitas e o seu resgate . Quais foram elas?
R. As ações culturais no município estão sendo resgatadas e publicizadas através das apresentações escolares no São João e recentemente no desfile comemorativo à emancipação política do município onde cada escola trouxe as peculiaridades de suas comunidades como samba de roda, as lavadeiras de Aratuba, terno de reis,a origem do município, as batalhas pela Independência e o retorno depois de 8 anos da Famuvec e a criação de cinco fanfarras escolares.

VC O que se espera da educação a curto, médio e longo prazos para o município?
R – Pode-se esperar da educação a curto prazo a reestruturação física e o reordenamento da rede; a médio prazo maior participação das famílias na construção dos projetos políticos pedagógicos das escolas e a longo prazo uma aprendizagem efetiva, eficaz e eficiente, pois é algo que se constrói com dedicação, compromisso e tempo.

VC-Quem é o Secretário de Educação. Seus alvos e desafios.
R. Sou Raimundo Pereira Gonçalves Filho, mais conhecido como professor Raimundinho, profissional efetivo e de carreira deste município, licenciado em Letras Vernáculas e especialista em Linguística, literatura e produção textual, tenho em mim três princípio que norteiam o meu fazer pedagógico: A humildade intelectual, a generosidade mental e a coerência ética; Estou sempre aprendendo, estou disposto a ensinar e meu discurso condiz com minha prática. Acredito que a Educação no município de vera Cruz esteja escrevendo uma nova história porque estamos promovendo uma educação pública, gratuita e de qualidade social.PORTANTO, O QUE O HOMEM SEMEIA, ELE COLHE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *