GeralPolítica

Dia do Desbravador Adventista comemorado na Câmara

O trabalho social dos jovens do Clube de Desbravadores, de combate ao fumo, ao uso de álcool e drogas, prestando socorro em calamidades e participando de campanhas comunitárias, foi destacado pelo vereador Orlando Palhinha (DEM) em sessão especial da Câmara Municipal de Salvador na noite desta terça-feira (19). No evento, pela passagem do Dia do Desbravador Adventista, ele frisou que a atuação do grupo, já presente em vários países, é semelhante em diversos aspectos ao escotismo, diferenciando-se apenas pela ênfase religiosa.
A sessão contou com a presença de representantes e seguidores da Igreja Adventista do Sétimo Dia na Bahia (IASD), especialmente do Departamento de Desbravadores. Palhinha classificou o trabalho dos Desbravadores como “muito nobre”, por auxiliar comunidades carentes em todo o mundo.
“É um trabalho que busca sempre incentivar a cultura, o trabalho em equipe e auxílios comunitários”, enfatizou o vereador, autor do projeto que instituiu a data. Ele agradeceu o empenho dos Desbravadores pelas comunidades carentes de Salvador.

Programa aberto

O departamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia trabalha especificamente com a educação cultural, social e religiosa de crianças e adolescentes, na faixa etária de 10 a 15 anos.
Segundo o pastor Luciano Castor, líder dos Desbravadores da Associação Bahia da Igreja Adventista, que falou em nome da instituição, os Desbravadores fazem parte do programa oficial da Igreja Adventista desde 1950, possuindo mais de 1,5 milhão de participantes no mundo, em cerca de 160 países. São 240 mil no Brasil, mais de 8 mil em Salvador.
Apesar de ser um departamento da Igreja Adventista, o programa é aberto a jovens de qualquer fé religiosa. “Mais de 50% não são da igreja”, frisou. Em comemoração ao Mês dos Desbravadores, a instituição promoveu domingo (17), no Parque da Cidade, evento que reuniu mais de 10 mil pessoas, quando recolheram cinco toneladas de alimentos para comunidades carentes, plantaram duas mil mudas de árvores e prestaram diversos serviços de saúde aos visitantes.
A mesa da sessão foi formada também pelos pastores Nadilson Santos, secretário da Associação Bahia da Igreja Adventista, e Jeferson Souza, da distrital de Amaralina; pela professora Vandete Castor; por Daniel Santana, coordenador geral da Área 1 da Igreja Adventista em Salvador; Luiz Felipe Assis, coordenador geral da Área 5; Evelini Vidal, coordenadora regional dos Desbravadores, e Nilza Guimarães, secretária da Associação Bahia. Todos os componentes da mesa fizeram uma rápida saudação pela data, agradecendo ao vereador pela iniciativa.
O Hino dos Desbravadores foi executado pelo saxofonista Kevin Pinheiro e declamado pelos jovens Luísa Castor, João Vítor de Jesus, Deivison Mendes e Ivy Vidal. Apresentou-se no evento também o Coral Porto Seguro, da Cidade Baixa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *