Economia

5 lições de finanças que Cersei ensinou em Game of Thrones

Alerta de spoiler! Se você ainda não viu todos os episódios da série, esse texto pode conter informações sobre fatos da 7ª temporada.

Os fãs de Game of Thrones sabem que um Lannister sempre paga as suas dívidas. Mas na 7ª temporada, a vida financeira de Cersei chegou no limite. E o Banco de Ferro enviou um representante para cobrar o pagamento.

 

Vamos às 5 lições de finanças que Cersei ensinou

lições sobre finanças - serasa ensina1 – Não faça mais dívidas do que você pode pagar

Se você não vive em uma terra fictícia, com dragões, mortos-vivos, nem é a rainha que pode tomar o ouro de outras terras, não gaste mais do que pode pagar. Controle os seus gastos para não cair na inadimplência.

2 – Os credores sempre vão cobrar os pagamentos

Neste caso, há muita semelhança com a realidade. Na série, o Banco de Ferro enviou um representante até o castelo de Cersei. Na vida real, os credores também cobram os débitos e enviam o nome dos consumidores para a lista de inadimplentes.

3 – Não gaste o dinheiro que ainda não recebeu

Cersei usou o ouro de outras terras para quitar a dívida. E por muito pouco não perdeu tudo durante o transporte. Por isso, é importante não gastar antecipadamente todo o dinheiro que você espera receber. Organize o seu orçamento para não atrasar um pagamento por causa de alguma emergência.

4 – Seu nome é seu principal bem

A rainha conseguiu negociar o pagamento com o Banco de Ferro porque sua família é conhecida como boa pagadora. Na vida real, o Cadastro Positivo serve como um histórico de pagamentos de contas. Ele mostra para o mercado que você também é pontual nos seus pagamentos.

5 – Negocie o que terá como pagar depois

Se você tem uma dívida em aberto, como Cersei, negocie com seu credor a forma de pagamento que vai caber no seu bolso. Não adianta chegar a um acordo, mas não conseguir pagar as parcelas depois.

Se o credor já incluiu seu nome na Serasa, veja o que você pode fazer para quitar a dívida. E fique por dentro dos direitos de quem está nessa situação.SERASA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *