ItaparicaMunicípiosNotíciasSalvadorVera Cruz

Travessia Salvador-Mar Grande está suspensa até às 11h

Até às 11h deste domingo (23), a travessia marítima do Sistema Salvador-Mar Grande está com o serviço da travessia Salvador-Mar Grande   suspenso devido ao período da maré baixa prolongada, que até o próximo dia 26 estará prejudicando o sistema e  provocando a suspensão momentânea do serviço. Com maré baixa, o Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, fica sem condições de operar devido à pouca profundidade de seu canal de navegação. Quando retomar as operações, às 11h, a travessia estará atendendo com oito embarcações em tráfego, podendo fazer saírdas dos terminais de 15 em 15 minutos, caso ocorra demanda maior de passageiros. Se o fluxo for normal, as saídas serão de meia em meia hora.  O último horário do dia saindo de Salvador, hoje, será às 18h30, o mesmo acontecendo no sentido de Mar Grande para a capital.
Para o Morro de São Paulo, o embarque será moderado neste domingo. O primeiro catamarã zarpou às 8h30 e o próximo sai às 9h. Também vão ocorrer saídas às 10h30, 13h e 14h30. No sentido de Morro de São Paulo para a capital, a tendência é que todos os horários do dia ocorram com lotação completa dos catamarãs, devido ao movimento de retorno dos turistas que se deslocaram no final de semana para a Ilha de Tinharé. As saídas do Morro são às 9h, 11h30, 13h e 15h. O movimento maior de embarque no Terminal Náutico hoje é para as escunas que fazem o passeio pelas ilhas da Baía de Todos os Santos. As escunas fazem duas paradas – a primeira na Ilha dos Frades e a segunda em Itaparica, retornando às 17h30 a Salvador.
ASTRAMAB
ASTRAMAB ESCLARECE SOBRE PARADAS DA
TRAVESSIA EM PERÍODOS DE MARÉ BAIXA
A propósito de questionamentos   sobre as paradas momentâneas que o sistema da travessia Salvador-Mar Grande é obrigado a fazer em períodos de maré baixa prolongada, a Astramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia) esclarece que o canal de navegação do terminal hidroviário de Vera Cruz, equipamento que pertence ao Governo do Estado, fica inoperante com maré baixa. A entidade explica que vem defendendo a realização, junto ao governo, da dragagem (remoção de sedimentos como areia do canal para permitir a passagem das embarcações) e derrocagem (processo de retirada das pedras que impedem a plena navegação). Com esses serviços executados, a travessia ficaria livre de fazer paradas obrigatórias em períodos de maré baixa, beneficiando ainda mais os seus usuários, sempre atendidos com horários pontuais e por um sistema que é o meio de transporte mais rápido para a Ilha de Itaparica.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *