Opinião

Os grupos secretos das cidades midiáticas e o printeiro

Depois que recebi o convite para participar de mais um, dois, três grupos, fiquei pensando: estou em muitos grupos sem finalidades e objetividade, queria sair, mas também queria ficar. Alguns grupos não servem para nada, mas a pessoa vai se atualizando das coisas locais, se acostuma e pronto. Fica membro assíduo e atualizado.
Mas vamos combinar, que grupo bom é grupo quente. Não é!? Cada dia um assusto! Um assunto. Uns grupos são puramente políticos, outros bem políticos, religiosos, educativos, libidinosos, de trabalho e amorosos. Existem grupos de tudo e para tudo. Não é verdade?? E eu, estou em muitos … Alguns só fico olhando. Olhar não paga.
Então fiz um rabisco digital no meio de uma viagem, sobre a vida política e midiática que estamos vivendo e sobre grupos virtuais políticos das cidades midiáticas. Nas cidades midiáticas é Rei, o gestor que tem mais curtidades e seguidores virtuais. Tudo precisa de publicidade. Coloquei uns nomes inventados para ilustrar o texto.
Wits (28) jovem estudante universitário esta em um grupo político de sua cidade, ele e a cidade quase toda. Ele é atuante. No grupo existem vereadores, secretário e diversos cidadãos da oposição, da posição, de direita, esquerda e os olheiros e printeiros.
Printeiros é o novo cargo que sairá no próximo edital, que a prefeitura lancará ainda este ano. O governo precisa de informações que circulam nos grupos e o printeiro, terá essa função com direito a Internet grátis por mês como parte do salário. Já tem gente estudando para concorrer a bendita vaga de printeiro. Escutei que em grupos políticos de Santo Antônio de Jesus, Vera Cruz, Itaparica, Salinas das Margaridas, Amargosa, Nazaré, Aratuipe, Dom Macedo Costa, Ilhéus e outras cidades da Bahia, que já existem os printeiros. Pasmem, até no Planalto Central tem printeiros. Dizem que os de lá, ganham bem e no final viram delatores. (É mole?)
Mas ai, Teco (32) que esta em um grupo político da cidade, criou um outro grupo, para ponderar as discussões com 16 membros (secreto). Neste grupo, só estava os mais políticos e os derrotados nas eleições passada? Que nada, o grupo é para ajudar a gestão. Será? Ajudar qual gestão?
Sei lá! Já Ruty (40) mulher de fibra, também já estava em um outro grupo (secreto), foi derrotada na política, agora é oposição, e tudo na cidade para ela esta ruim. Lary (38) presidente de um partido foi incluída em outro (secreto). Zizi (51) foi adicionado em um outro (secreto), como seu partido perdeu, agora vive a reclamar de tudo nas redes sociais. Tito (33) jovem político esta em outro (secreto), como não assumiu nenhum cargo importante, sempre posta algumas alfinetadas nas redes sociais e no grupo.
Um era o grupo geral: o de todo mundo. A cidade toda sabia o que se passava ali. E cada um tinha o seu grupo secreto. O secreto era para falar do “geral”. E no geral, todos fingiam que não existia o secreto. Fala sério, secreto é secreto. E os prints? Fique quietooo. Tudo pela gestão.
Tinha também, os grupos de vereadores, deputados, um só de acessores, um das mentes politiqueiras inertes, um outro de intelectuais que criticam a gestão a distância, um de militantes, um de professores, um de estudantes, um de funcionários, um dos amigos da gestão, neste só palmas e Bom Dia. Isso já ajudava.
Um grupo de vizinhos, outro de amigos, um de estudantes da esquerda, outro de professores não sindicalistas. Um grupo para falar de A. Outro para criticar B. E na virtualidade eles viviam. Ação mesmo, nada. E os prints? Fique quietooo. Agora mesmo já deram um neste texto. Print!
Humm! E o printeiro estava lá! Print/Print e mais Prints. E na hora do racha, que o grupo se desfaz, que deixa de ser secreto é que a coisa fica bonita. Não se pode mentir nos grupos, nem dizer que não falou, que não viu.Print existe para isso.
E, bem antes de ser excluído do grupo ou mesmo do grupo acabar, cada um mostra os prints dos grupos na delação premiada. Ai já sabe né, salve-se quem puder! É a vida virtual, nas cidades midiáticas.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *