EsporteGeralNotícias

Loja inclui competição esportiva em processo seletivo

É colocando os candidatos para suar que a varejista de artigos esportivos Decathlon escolhe quem vai contratar. A empresa francesa tem 21 lojas e 1,5 mil funcionários no Brasil e vende também online.

A última etapa do processo seletivo para trabalhar lá, depois da entrevista individual e dinâmicas de grupo, é uma competição, normalmente de futebol ou basquete.

Não interessa quem faz mais pontos e nem é preciso ter intimidade com a bola para ser aprovado. A formação universitária também não é determinante, já o gosto pelo esporte, sim.

“O que importa é o espírito esportivo. Tem muita gente formada no mercado, o que define se alguém vai para frente ou não [na carreira] é a personalidade”, afirma o executivo.

As competições esportivas são presentes também no dia a dia da empresa e são feitas após as reuniões mais importantes, como as apresentações de resultado e convenções de vendas.

Rotatividade caiu

Os jogos começaram a fazer parte da política de admissão da Decathlon no país em 2014. De lá para cá, 503 sessões foram realizadas, com 5.566 candidatos – 400 deles foram selecionados.

A estratégia ajudou a companhia a acertar melhor o perfil de funcionário que ela procura, segundo Burel. Em dois anos, a taxa de rotatividade de pessoal caiu 25%, afirma.

“O recrutamento fica mais caro, mas no final a conta sai mais barata. Porque se a gente contrata errado, forma e investe no ‘atleta’ errado”, diz.

Gerente monta o time

Outro ponto inusitado no processo seletivo da Decathlon é que não é o departamento de recursos humanos que seleciona os funcionários. São os gerentes e diretores que trabalharão diretamente com eles.

“Se você não pode escolher com quem vai trabalhar, como pode dividir a responsabilidade?”, questiona Burel.

Por enquanto, a seleção por meio do esporte só acontece em São Paulo, onde a companhia tem 12 lojas, mas deve ser direcionada também para outras praças. A Decathlon está presente também no Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais e deve chegar nos próximos meses ao Rio Grande do Sul.

Atualmente, a empresa tem 150 vagas abertas, para trabalhar em duas novas lojas. O plano é chegar a 26 pontos de venda até junho de 2018.

A Decathlon pertence ao grupo francês Adeo, que também é dono da Leroy Merlin, entre outras empresas. Ela tem cerca de 78 mil funcionários e 1,1 mil lojas no mundo.(G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *