Educação

Ensino fundamental em Salvador é abordado em debate sobre novo ensino médio

O debate sobre o novo ensino médio também abriu espaço para salientar os desafios e avanços na educação básica, com atenção especial aos ensinos infantil e fundamental no Brasil e em Salvador. Este foi o clima da segunda edição do Correio Encontros, evento promovido pelo jornal Correio na tarde desta quinta-feira (20) no Teatro Eva Herz, no Salvador Shopping, e que contou na abertura com as presenças do prefeito ACM Neto e do ministro da Educação, Mendonça Filho.

Para uma plateia formada por estudantes, professores e convidados, o prefeito salientou que as mudanças no ensino médio começaram a ser discutidas em 2005, mas só agora estão sendo finalmente colocadas em vigor. “Esta nova base de formação vai permitir aos jovens uma preparação maior para os desafios da vida, seja continuar os estudos para desenvolver uma carreira acadêmica, seja conseguir uma inserção no mercado de trabalho. Com certeza, os jovens estarão mais preparados para as exigências do mundo moderno”, pontuou.

ACM Neto também ressaltou que a Prefeitura contribui, de uma certa maneira, para a evolução do ensino médio com o reforço nos investimentos nas áreas da Educação Infantil e Ensino Fundamental no município. “Os desafios na Educação Fundamental também são muito grandes. É necessário também ter um olhar especial para as primeiras séries, compreendendo que tudo isso é um processo contínuo, que começa com a pré-escola”, completou.

Dentre os avanços promovidos na rede municipal de ensino desde 2013 estão o aumento de 23% para quase 28% do orçamento da Prefeitura para a área da Educação. Além disso, está sendo promovida a recuperação da rede física escolar do município e ampliação do número de vagas, principalmente na Educação Infantil. “Vemos hoje que há uma distância grande entre o discurso e a prática. No caso de Salvador, há um processo contínuo de investimento e políticas públicas na área de Educação”, arrematou o prefeito. Ele ainda deixou como mensagem aos estudantes a necessidade de seguir adiante na jornada com fé, muita confiança e nunca deixar de estudar.

Investimentos – O ministro Mendonça Filho destacou que, ao contrário do senso comum, o volume de investimentos federais aplicados na área de Educação atinge 6% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. “É claro que temos que ir em busca de mais recursos e, sobretudo, melhorar a qualidade do investimento priorizando a educação básica. Nos últimos anos, se incrementou mais o investimento no Ensino Superior em detrimento da educação básica. Entendemos que, para que a gente possa gerar mais oportunidades às crianças e jovens, a gente tem que garantir uma educação básica que promova equidade, que signifique qualidade e que garanta também o acesso a outras etapas da educação”, explicou.

O gestor também destacou que, por isso, há nos indicadores da educação básica no país distorções muito significativas. Por um lado, conseguiu-se a universalização do acesso com mais crianças e jovens frequentando a escola. Por outro lado, ao avaliar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ainda há situações como a estagnação do acesso ao Ensino Médio, com 2 milhões de jovens fora da escola.

Com isso, as mudanças promovidas no Ensino Médio têm como intuito torná-lo mais atrativo e flexível, seguindo a tendência de outros países. Dentre as iniciativas está o estímulo à educação integral. Também haverá mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com a realização das provas em dois domingos, para garantir mais conforto aos estudantes. Além disso, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) será ofertado, a partir de 2018, a 100 mil estudantes com juro zero e com pagamento apenas a partir do momento em que o aluno estiver empregado.

No caso de Salvador, Mendonça Filho garantiu que há ações previstas pelo Ministério da Educação para os Ensinos Infantil e Fundamental. “São diversos investimentos de expansão e apoio à infraestrutura física, incluindo ampliação da oferta de vagas em creche e pré-escola”, finalizou.

 

 

 

SECOM

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