EducaçãoInternacionais

Brasileiros em dez países podem fazer o Encceja 2017

Brasileiros que moram no exterior poderão participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017.

A participação é voluntária e gratuita, destinada a jovens e adultos residentes no exterior e pessoas privadas de liberdade residentes no Japão e Guiana Francesa que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria.

As inscrições serão realizadas a partir das 10h (horário de Brasília) do dia 3 de julho até as 23h59 de 17 de julho pelo endereço eletrônico. O edital está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com todas as instruções para o teste.

Os responsáveis nos Consulados-Gerais em Tóquio e em Caiena farão a inscrição dos brasileiros submetidos a penas privativas de liberdade, por meio de outro endereço eletrônico, no mesmo período.

A prova

O Encceja Exterior 2017 será aplicado em 10 de setembro, nos seguintes países e cidades: Estados Unidos (Boston, Nova Iorque e Miami); Bélgica (Bruxelas); Guiana Francesa (Caiena); Portugal (Lisboa); Suíça (Genebra); Espanha (Madri); Reino Unido (Londres); França (Paris), Holanda (Amsterdã) e Japão (Nagóia, Hamamatsu e Ota). Em unidades prisionais, o exame será realizado em Tóquio (Japão) e Caiena (Guiana Francesa), entre 11 a 22 de setembro.

A prova avalia competências, habilidades e saberes adquiridos em processo escolar ou extraescolar de jovens e adultos que buscam a conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. Os resultados podem ser utilizados para a certificação de conclusão de ensino ou para emissão da declaração de parcial de proficiência.

No exterior, o Encceja será aplicado pelo Inep em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), e com as respectivas representações diplomáticas do Brasil nos locais de aplicação.

Fonte: Inep

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *