Turismo

Boipeba: As Praias


Na Ilha de Boipeba temos sem dúvida uma das melhores praias da Bahia, são 20 quilômetros de extensão litorânea divida entre as praias da Boca da Barra, das Pedrinhas, Praia do Tassimirim, Praia da Cueira, Praia do Moreré, Praia do Bainema e Ponta dos Castelhanos.

Praia Boca da Barra
Boca da Barra é a primeira praia da Ilha de Boipeba, lá se concentram a maioria das pousadas e barracas de praia especializadas no preparo de comidas típicas da região. Essa praia possui uma beleza diferenciada, pois ali é onde o Rio do Inferno se encontra com o mar. Serve também como ponto de referência para as saídas dos passeios de barco e para a prática de esportes náuticos.
Praia Outeiro e das Pedrinhas
Outeiro é a continuação da praia da Boca da Barra, com areia de cascalho e com suas ótimas pousadas na beira do mar. Excelente para banho, na maré baixa, onde se formam algumas piscinas naturais.
No meio da trilha que se inicia no final da Praia do Outeiro encontra-se uma pequena praia com variedades de pedras, ideal para quem gosta de lindas e diferentes fotos.
Praia do Tassimirim
Praia com extensos coqueirais, mar de águas calmas, na maré baixa, formam-se piscinas naturais entre os recifes que cercam a praia. Essa praia é um dos principais pontos de desova da tartaruga marinha na Ilha de Boipeba e excelente para prática de mergulho esportivo (snork). Existem algumas barracas de praia como a barraca Tassimirim que serve lagostas, bobó de camarão, ensopados de peixes e deliciosos petiscos.
Praia da Cueira
A Cueira é uma das mais belas praias da Ilha de Boipeba, com uma enseada de areias claras, uma enorme extensão de coqueiros muito bem preservados. Aqui é servida a famosa lagosta na manteiga em uma pequena barraca improvisada no fogão á lenha do Sr. Guido e Dona Eliana. No final da praia você encontrará o belo Rio do Oritibe e muitos manguezais na margem do rio, atravessando esse rio você terá acesso á praia de Moreré, mas cuidado atravesse o rio sempre na maré baixa e calçado.
Praia do Moreré
4ª Praia mais bonita do Brasil pelo Guia Quatro Rodas 2012 e 2014
Essa é a praia mais procurada pelos turistas, enseada de águas tranqüilas, com recifes de corais, formando-se várias piscinas naturais e com variedades de peixes, ideal para prática do mergulho. Um banco de areia permite na maré baixa longas caminhadas pela praia podendo conhecer o pequeno vilarejo de Moreré e suas barracas de palha e madeira. Essas barracas servem na beira do mar em ambiente rústico o tradicional prato de moqueca de camarão com banana da terra.
Praia do Bainema
No final da Praia do Moreré inicia uma trilha com diferentes tipos de árvores frutíferas para Praia do Bainema. Praia extensa, dotada de vasto coqueiral e vegetação densa, também com mar de águas tranqüilas, na maré baixa formam-se piscinas naturais. Coqueiros “gêmeos” é uma atração à parte.
Na área que possui fundo de areia, a pesca de peixes e camarões-pistola com redes de arrasto movimenta a economia local, que direciona a produção para Valença.
Ponta dos Castelhanos
Praia deserta, com extenso coqueiral e recifes de corais. No fundo do mar repousa até hoje os restos do navio Espanhol Madre de Diós, naufragado nos primeiros anos da história do Brasil. Daí o nome Ponta dos Castelhanos. Sem qualquer infra-estrutura, o local chama a atenção por ser um importante ponto de mergulho e desova de tartarugas marinhas na Ilha de Boipeba.(Bahia Terra)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *